Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Socorro! Estou há 22 anos sem fazer sexo porque sou tímido demais'

iStock
Imagem: iStock

Colunista de Universa

29/07/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Meu desabafo/relato é sobre minha timidez! Ela fez com que eu perdesse a melhor fase da minha vida. Desde adolescente, sempre fui muito tímido com as mulheres, não falava pela timidez, via meus amigos saindo com as meninas e eu, nada. Só fui perder minha virgindade aos 22 anos, com uma mulher que na época gostou de mim e tal... Ficamos 10 meses juntos até ela se mudar para outro lugar. Hoje estou prestes a completar 46 anos e até hoje não consegui arrumar uma namorada. Estou há 22 anos sem fazer sexo! Isso mesmo! Admito que isso não é normal. Nem falo com ninguém por extrema vergonha! Já entrei em depressão por não ter ninguém. Ainda continuo muito tímido. Nas minhas redes sociais até consigo interação, mas não sai do 0 a 0. Gosto de fazer trilhas, praia, cachoeira, mas estou me sentindo só, sem ninguém ao meu lado há muito tempo. Para ser sincero, eu me acho um fiasco como homem, por estar nesta situação. Nunca procurei garota de programa para me satisfazer, mas estou tendendo a fazer isso! Já tive dias melhores com a situação, mas volta e meia entro numa situação tristeza (depressão?) de novo. Não sei o que fazer. Gostaria de um conselho. Pronto! Desabafei.
- Nem sei como escrevi essa carta

- Caro Nem sei como escreveu
Acho que você está reclamando de duas coisas que podem ser resolvidas de formas diferentes: uma é a falta de sexo e a outra é a solidão. A primeira, de fato, é mais fácil de resolver, e você já deu a dica. Não vejo qual seria o problema de você procurar uma garota de programa para quebrar essas suas duas décadas de seca. Elas são profissionais, estão acostumadas a lidar com pessoas como você, podem fazer com que você volte a se sentir em "forma", e podem tirar esse enorme tabu da sua cabeça para que você perceba que sexo não é esse bicho de sete cabeças. Isso, é claro, não vai te garantir uma nova namorada, mas pode ajudar na sua auto-estima. Quanto à timidez, sugiro que você a ataque por duas frentes: uma, continuando no mundo virtual, e outra com terapia. Siga conhecendo mulheres pelas redes, mas foque nos aplicativos de paquera, onde o objetivo - o de encontrar um par - é mais explícito. Converse muito online, vá pegando a prática - e em paralelo vá conversando com um psicólogo para te ajudar a enfrentar os fantasmas do passado e fazer você lembrar de que é, sim, possível conhecer alguém bacana, mesmo com a maior timidez do mundo.

Sabe, eu conheci um rapaz muito legal, amoroso, carinhoso demais e acabei me apaixonando por ele. Começamos a namorar e depois de um tempo descobri que ele já tinha uma outra namorada há 8 anos :(. Fiquei superchateada com a descoberta, mas já fazia um tempinho que estávamos juntos e eu acabei me apegando demais. Não consigo ficar longe dele mesmo sabendo que ele tem a namorada. Ele diz que vai largá-la e assumir nossa relação, mas tá difícil. Já se passaram 2 anos dessa situação entre brigas e voltas e ele não consegue se resolver, sempre dando desculpas. Quando ele está comigo, é sempre tão carinhoso e amoroso que não consigo me afastar. É muito difícil pra mim, muito dolorido ficar longe dele. Queria muito acreditar que ele vai largar dela, mas estou perdendo minhas esperanças.
- A promessa de milhões

- Cara A promessa de milhões
Sei que não controlamos por quem nós vamos nos apaixonar - mas podemos controlar o quanto que vamos tolerar as dores e decepções amorosas. O seu namorado foi desonesto com você desde o início ao não deixar claro que já tinha outra pessoa há quase uma década - e tenho certeza de que ele também não é honesto com essa primeira namorada, que não deve saber de você (e de possíveis outras mulheres?). Sim, ele é um homem carinhoso e amoroso, mas também é essa pessoa egoísta, que vai enfiando pessoas nessa lambança que é estar com ele. Você poderia até chegar à conclusão de que, para você, basta esse tempo que vocês têm juntos - mas não parece ser o caso. A única coisa que não pode acontecer é você acreditar que ele vai largar a primeira namorada, porque isso definitivamente não vai rolar. É muito mais provável que ele siga te enrolando. Pense se é realmente assim que você quer seguir com a sua vida.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br