Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Tenho 38 anos, não namoro, mas meu sonho é engravidar. E agora?'

Carlos Piratininga
Imagem: Carlos Piratininga

Colunista de Universa

23/07/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Boa tarde, eu sou uma mulher de 38 anos que mora sozinha, trabalha e tem uma profissão estável. Terminei meu último namoro há quase dois anos e desde então parece que não consigo engatar nada sério com ninguém. Isso não seria um problema (eu gosto da vida de solteira!), se não fosse o fato de que o maior sonho da minha vida é engravidar e ter filhos. O problema é que cada ano que passa as dificuldades aumentam por causa da minha idade. Sei que eu poderia procurar um doador e virar mãe solo, mas não é o que eu quero também. No fim, penso em me envolver com qualquer cara que eu conhecer nos próximos meses só para arranjar um pai para o meu filho. Isso seria muito errado? Me ajuda?
- Ovulando à toa

- Cara Ovulando à toa,

A natureza é muito perversa com as mulheres mesmo. Imagina a crueldade que é se sentir velha aos 38 anos? Embora você ainda esteja bem longe do limite da sua vida fértil, sabemos que, sim, as coisas vão ficando mais complicadas à medida que os anos passam. Por que você não aproveita a sua vida financeira estável para congelar seus óvulos? Sei que não é um procedimento tão fácil quanto dizem - envolve um longo tratamento médico, efeitos colaterais para o seu corpo, um custo alto, possíveis frustrações e um gasto mensal de manutenção, por exemplo - mas pelo menos tira essa sensação de estar com a faca no pescoço. Mesmo que você não engravide nos próximos 5 anos, seus óvulos estarão lá.

Quanto à outra opção, a de engravidar de qualquer cara que você conhecer nos próximos meses, é muito importante que você deixe bem claro para esse possível pai quais são as suas intenções. Nada de dar o golpe da barriga. Antes de qualquer envolvimento mais sério, diga que você não está usando anticoncepcionais (se o caso for esse), e que você não veria nenhum problema em engravidar nesse momento. Dê a chance de o cara pular fora se quiser. Se ele topar a empreitada, beleza. Mas ah, mais importante do que tudo: faça o possível para garantir que seja um cara legal, porque pai de filho é para sempre.

Fiquei viúva com 43 anos, depois de um casamento sofrido, com um alcoólatra. No mesmo ano, conheci um inglês que mora na Inglaterra e começamos a namorar à distância. Ele veio algumas vezes pra cá, eu fui algumas vezes pra lá. Assim foi por mais de 10 anos. Depois de um tempo, não mais nos visitamos, mas continuamos o relacionamento à distância. Cansada das promessas de visita dele que não mais se concretizavam, terminei o relacionamento há 1 ano e 2 meses, mas não consigo esquecê-lo. Percebi que quando posto uma frase ou foto no perfil do meu WhatsApp, ele posta algo semelhante ou complementar no dele. Penso que ela ainda também pensa em mim. Não sei se devo tomar a iniciativa ou outra atitude. Me ajude!
- A um oceano de distância

- Cara A um oceano de distância,

Antes de mandar mais sinais cifrados para esse seu amor além-mar, pense no que você quer de um relacionamento. Você se contentaria em ficar de novo com alguém a milhares de quilômetros de distância, sem perspectiva de se juntar a ele? Ou você estaria disposta a largar a sua vida e ir para o outro lado do mundo para ficar com ele (já que me parece que ele não vai vir para cá)? Se a resposta for "não" para essas duas perguntas, é melhor não mexer de novo nesse espinheiro. Pode demorar um pouco, mas essa dor de amor também vai passar - com a possibilidade de você conhecer alguém que não exija um voo intercontinental para que vocês possam passar o fim de semana juntos.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br