Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Socorro, minha sogra mexe na minha gaveta de calcinhas!'

Pexels
Imagem: Pexels

Colunista de Universa

08/07/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Meu marido é muito próximo da mãe dele e, como ele trabalha de casa, ela vem visitá-lo diversas vezes na semana. Às vezes ela traz um almoço ou toma um café. O problema é que ela é muito enxerida. Ela abre a geladeira e vê o que estamos comendo e checa o banheiro para ver se está sujo. Outro dia eu vi que ela tinha arrumado a minha gaveta de calcinhas... Ela diz que é para me ajudar porque ela é aposentada e eu trabalho fora o dia inteiro, mas eu odeio! Já tentei falar mil vezes que ela não precisa fazer essas coisas, mas ela me ignora. O que eu faço?
- A nora tá fora

- Cara A nora tá fora,

Quem precisa fazer alguma coisa não é você, é o seu marido. É ele que deve estabelecer um limite na convivência com a própria mãe, de maneira que não atrapalhe a intimidade de vocês. É visível que ele ainda não cortou os laços com a mamãezinha - e que não parece estar muito a fim de cortá-los também.

Uma coisa é ela vir para tomar um café durante a semana, outra completamente diferente é ela ficar fuçando nas suas calcinhas (e sinceramente? que aterrorizante!).

Converse com ele e diga que isso precisa mudar - pelo bem do casamento de vocês. Também sugiro que ele não só diga que ela não precisa arrumar a casa de vocês - mas que ela está proibida de arrumar a casa, sob ameaça de não poder mais ir visitar.

Repitam essa conversa quantas vezes for preciso. É provável que ela fique brava e faça bico - mas tenho certeza de que ela vai acabar voltando, nos seus termos, para poder ficar bem perto do filhote tão amado.

Há pouco mais de um ano mudei de país com a família - marido e filhos. Neste tempo, além de ter que lidar com todo o estresse que uma mudança desta magnitude trás, também sinto que estou enfrentando o momento de maior desafio em relação aos meus filhos (eles são gêmeos e têm 4 anos). Entendo que cada fase é difícil, mas para mim está sendo bem intenso essa parte da educação. Meus filhos são uns amores, mas em muitos momentos são birrentos, gritam, batem, se provocam o tempo todo. Eu faço o que entendo ser certo, repreendo, coloco de castigo, mas confesso que grito e ameaço muito mais do que gostaria. No final do dia eu me sinto um fracasso como mãe/educadora e super cansada. Na maioria dos dias, tenho vontade de sair de casa e ficar uma semana fora. O que posso fazer? Me ajuda!
- Mãe demais

- Cara Mãe demais,

Primeiro, estou te mandando um abraço. Não tem como você passar por essa situação sem estar exausta. Ir para longe, onde você não conhece ninguém, não ter rede de apoio, navegar as burocracias de um país que não é o seu, tentar fazer amigos e arranjar um emprego, e ainda servir de suporte emocional para duas crianças pequenas é uma tarefa basicamente impossível.

Assim, a primeira coisa que você precisa fazer é não se cobrar tanto para segurar as pontas. A segunda coisa é gastar toda a (pouca) energia disponível em construir uma rede de apoio: principalmente uma escola que possa acomodar os seus filhos pelo maior número de horas possível - para que você possa usar sua energia para resolver todas as outras pendências.

A partir da escola, você pode tentar fazer amizade com outros pais para que possam combinar planos para o fim de semana que sejam bons para a família toda. Falando assim, parece fácil - mas eu sei que não é. Te mando outro abraço e boa sorte!

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br