Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Terminei com o meu namorado ciumento, mas me arrependi. E agora?'

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

12/03/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Boa noite! Me separei recentemente e estou destruída. Acontece que fui eu mesma que terminou o namoro pois me sentia sufocada pelo meu ex. Ele mexia no meu celular e no PC escondido para ver minhas conversas e nunca admitia os erros, acabando sempre caindo em contradição e mentindo. Fiquei tão estressada com tudo isso (pois foram várias vezes) que não pensei e terminei. Hoje me arrependo muito porque ele tinha muitos pontos positivos. Me sinto culpada por não ter ajudado mais na insegurança dele e nos transtornos de ansiedade que ele tinha. Pedi para voltar, mas ele diz que não confia em ninguém e que precisa ficar sozinho, já que ficou apenas 7 meses solteiro antes de me conhecer. No casamento anterior dele, que durou 12 anos, ele foi traído pela esposa. Como faço para resolver tudo isso? Nunca me senti tão culpada em toda minha vida. Me ajudem por favor!
- Namorado ferido

- Cara Namorado ferido
Calma, vamos colocar as coisas em seus devidos lugares. É muito triste que o seu ex-namorado tenha sido traído no casamento de 12 anos, mas não é tarefa sua remendar as inseguranças e crises de ansiedade que ele desenvolveu depois. Você não é a ex-esposa dele e ele é um homem adulto, capaz de separar as coisas. Nada justifica ele viver um clima de vigilância constante sobre você. É muito comum que mulheres assumam esse papel de enfermeiras e heroínas emocionais de seus companheiros, mas ele vai ter que arranjar um jeito de melhorar por conta próprias. Nesse sentido, é bom que ele fique um tempo sozinho. Antes de resolver essas questões, ele não vai ser um bom namorado para ninguém. Sugiro que você toque a sua vida enquanto ele acerta as contas com o passado e, se um dia ele se sentir mais seguro, que vocês reconstruam a história de vocês dentro de um novo patamar - se você ainda estiver solteira, é claro.

Estou há 6 meses em uma empresa nova. Meu chefe lá é bem general, durão. No início, eu tinha medo dele, pois ele pegava pesado comigo, mas depois passamos a conversar. Hoje somos mais próximos e tenho até o número dele. Às vezes mando mensagem de motivação pra ele, por vezes pego ele me olhando e eu devolvo, e aí então trocamos olhares. Percebi que ele se afastou de conversar comigo, mas está me olhando diferente, com um olhar de desejo. Eu gosto dele, mas tenho medo da reação. Ah, ele é solteiro. O que eu devo fazer?
- Queridinha do chefe

- Cara Queridinha do chefe
Se você gosta ou precisa do seu trabalho, sugiro que você não faça nada. Dificilmente essa história vai terminar bem. As chances de haver um descompasso entre vocês dois são muito grandes. Imagine se você ficam, as coisas não são do jeito que você imagina, e você precisa dar um fora no seu chefe? Nada impede, por exemplo, que ele te puna profissionalmente depois. Ou então, é ele que te dá um fora. Lá vai você, machucada e decepcionada, trabalhar o dia todo olhando para a cara dele. E tem outra coisa: a não ser que vocês sejam milagrosamente almas gêmeas e terminem casados com netos, nada vai ser mais excitante e delicioso do que esse joguinho - de flerte, olhares, sedução - que vocês estão jogando agora. Sugiro que você se profissionalize nele, e siga nessa toada.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br