Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Por dependência emocional não consigo terminar um namoro problemático'

iStock
Imagem: iStock

Colunista de Universa

19/02/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Bom dia, eu namoro faz 3 anos. No começo do namoro, já peguei conversa do meu namorado com outra mulher, com a menina chamando ele por apelido e tudo. Já faz 3 anos e eu não consigo superar. Ele é muito egoísta, mora com os pais até hoje, ficou mais de 2 anos desempregado, eu que banquei passeios, presentes, tudo. Agora que arrumou um emprego, ele quase nunca vem na minha casa. Eu moro com minha mãe, uma irmã e meu filho, fruto de meu casamento de 14 anos. Já morei com três homens, e com meu ex marido comecei a desenvolver dependência emocional, que fez eu aguentar esse casamento, pois ele era adicto, bebia, e não parava em casa. No segundo relacionamento, me separei sem transtornos, no terceiro desenvolvi de novo a dependência, pois o ex era manipulador, desconfiado e ciumento. Nesse outro relacionamento que estou agora, continuo na dependência, não consigo terminar, pois ele é uma boa pessoa, temos uma química boa na cama, mas é egoísta e frio. E agora?
- Repetindo padrões

- Cara Repetindo padrões
Só você - e um psicólogo - poderão afirmar com certeza se o seu caso é de dependência emocional de verdade, mas acho que tem coisas que você pode levar em consideração para tentar enxergar o seu namoro atual por outra perspectiva. Eu entendo que seja mais fácil desenvolver algum tipo de codependência com alguém que mora e está o tempo todo com você - mas esse não é o caso do seu atual. Pelo que entendi, vocês se veem esporadicamente e ele não tem contato próximo com a sua família. Além disso, por diversas vezes ele representou um peso na sua vida - financeiro (com o comodismo dele na casa dos pais) e emocional (com as conversas com outras mulheres). Você deveria considerar a possibilidade real de um térmico com o seu namorado não ser tão traumático quanto os outros. Cogite até a possibilidade de você sentir certo alívio de não ter mais que lidar com esse lenga-lenga que ele traz para a sua vida. Você me parece ser uma pessoa agilizada, focada, capaz de criar diversas relações - algo me diz que você ficará bem.

Namoramos durante 6 anos. No início, ela dizia ter curiosidade em ficar com mulheres, mas que não passava disso. Nos últimos dias, porém, ela revelou que já tinha ficado com uma menina na adolescência e outra antes de me conhecer. Sempre dei liberdade para ela fazer o que quisesse, sem que isso envolvesse traição. Em uma viagem solo, ela conheceu uma garota e começaram a trocar mensagens. Logo depois, ela terminou comigo pois disse estar confusa sobre o que realmente queria. O problema é que eu amo essa pessoa confusa. Em um caso assim, devo ter esperança de ela voltar ou ela já é lésbica e não sabe/aceita?
- Quem está confuso aqui?

- Caro quem está confuso
A questão aqui é não é se ela pode um dia "voltar" do "lesbianismo" ou se já passou de vez para o outro lado (sic). Se a sua ex tem um histórico de se envolver com garotas, ela provavelmente sentiu atração por mulheres ao longo de todo o relacionamento de vocês (embora isso só ela poderá afirmar com certeza). O ponto central aqui é que ela está confusa sobre seus sentimentos e que, nessa incerteza, decidiu não ficar com você. Aí, infelizmente, não tem muito o que fazer. Você poderia ser homem ou mulher ou alienígena que não faz a menor diferença. A sua melhor chance é dar um tempo nessa história, para que ela possa perceber com quem (muito mais do que com qual gênero) ela quer se relacionar. Boa sorte!

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br