Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Fucei o celular da minha mulher, não vi nada, mas ainda não acredito'

Sexto sentido mesmo com provas do contrário é paranoia - iStock
Sexto sentido mesmo com provas do contrário é paranoia Imagem: iStock

Colunista do UOL

04/12/2021 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Olá, tenho 45 anos e, há muito tempo, me sinto em uma roda gigante! Sou casado há 28 anos, e outro dia vi algumas conversas no celular da minha mulher. Era um cara do trabalho cantando ela sem parar. Mas ela em nenhum instante respondeu às cantadas, ficou apenas mantendo as conversas, respondendo com "kkkk" etc... Esse cara fornece produtos para o trabalho dela. Nessa conversa que eu vi, eles falaram de um encontro que tiveram no banco. Fui questioná-la e ela disse que ele é assim mesmo - e agora não está conversando comigo... Disse que não gostou da minha atitude de fuçar o celular dela! Será que ela está me traindo com ele? Estou muito desconfiado, meu sexto sentido dificilmente falha! Muito obrigado e um ótimo dia!
- Detetivão

- Caro detetivão
Eu não sei que conselho você espera. Você invadiu a privacidade da sua mulher atrás de evidências de uma traição. Lá, você realmente encontrou alguém que dá em cima dela - mas que ela em nenhum momento correspondeu! Se eles estivessem tendo um caso, isso teria se refletido nas conversas (privadas!) dela, ué - o que não aconteceu. Em vez disso, o que você viu foi a mulher se esquivando de um cliente que a assedia sexualmente - e que ela não pode mandar para a ponte que partiu por causa do trabalho. O que mais você esperava dela? Sexto sentido mesmo com provas do contrário é paranoia. Ela tem todo o direito de ficar chateada com a sua intromissão. Por isso, aqui vai a minha sugestão: peça desculpas à sua mulher e se ofereça a ajudá-la a pensar em uma maneira de se livrar desse cliente nojento.

Boa tarde, estou tendo problemas com o meu esposo. Eu tenho 38 anos e ele, 42. Nos últimos anos, ele ganhou muito peso, em um nível preocupante. Eu chutaria uns 15 quilos em 3 anos. Eu adoro me exercitar, vou à academia pelo menos cinco vezes na semana e já cansei de falar para ele me acompanhar. Eu tento fazer refeições saudáveis, mas vejo ele comendo salgadinho e bolacha sem parar. Já conversamos muitas vezes, mas ele fica muito bravo toda vez. O que eu faço?
- Rata de academia

- Cara Rata de academia
Infelizmente é impossível fazer com que outra pessoa perca peso. Emagrecer é uma jornada difícil e muitas vezes ingrata e só vai ser bem-sucedida se a pessoa realmente estiver a fim de passar pelas privações e autodisciplina necessárias. Ou seja, você ficar brigando com seu marido não vai levar a nada. O que você pode fazer é incentivá-lo a procurar um médico para fazer um check up e ver se está tudo bem com os marcadores de saúde dele - e para ver se o médico julga importante ele perder peso. Mas lembre-se: sobrepeso não é doença, e boa parte das pessoas gordas está num ótimo estado de saúde. Aí não tem muito o que fazer. E o problema se torna outro: você está ok com a ideia de ser casada com um homem gordo? Tudo bem se você não estiver - mas aí passa a ser uma decisão sua.