Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Michelle Bolsonaro confunde funeral da rainha com desfile de moda

Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro no Reino Unido para o velório da rainha Elizabeth 2ª - Chip Somodevilla/Pool via Reuters
Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro no Reino Unido para o velório da rainha Elizabeth 2ª Imagem: Chip Somodevilla/Pool via Reuters

Colunista de Universa

19/09/2022 13h14

Fotos de look do dia, detalhes sobre o modelo escolhido e poses com amigos. Quem acompanhou as redes sociais da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de seu maquiador, Agustin Fernandez, no fim de semana poderia pensar que os dois estavam participando da Semana de Moda de Paris. É normal que, quando convidada para um evento como esse, uma celebridade poste sua preparação e momentos posando com amigos, do tipo, "olha, chegamos lá, estamos no desfile da Chanel".

Só que não se tratava de um desfile de moda. Michelle acompanhava o presidente Jair Bolsonaro em um evento oficial internacional: o funeral da rainha Elizabeth, um momento de luto para o Reino Unido, que deveria ser respeitado. E, claro, os dois representavam o país em uma missão diplomática.

Michelle e o presidente até tentaram, em alguns momentos, mostrar seriedade. Eles postaram uma foto com cara circunspecta ao lado do livro de condolências do funeral. Mas pareceu mais um deslumbramento constrangedor com o cenário pomposo.

Em seus stories, Michelle postou também uma foto sorrindo ao lado do marido, exibindo sua elegância e escreveu "domingo". Os dois, repito, estavam indo para o velório de uma chefe de estado, não para um casamento ou um desfile de moda. Vergonhoso.

Antes, Michelle já havia posado como se estivesse fazendo um book de modelo exibindo seu look inspirado em Jackie O. e Audrey Hepburn em um quarto de hotel. Seu maquiador postou também uma foto dos dois sentados juntos, de preto, como se estivessem na primeira fila de um desfile.

No Twitter, a atitude da comitiva causou horror entre os críticos do governo, mas agradou bastante os apoiadores de Bolsonaro. Para eles, Michelle parecia uma verdadeira "princesa" e estaria causando "inveja" em outras mulheres.

Um deles, entusiasmado, chegou a escrever, junto com a foto onde Michelle postou seu look: "Funeral da Rainha Elizabeth. De 0 a 10. Que nota você dá para a primeira dama Michelle Bolsonaro?" Nota? Michelle é uma mulher muito bonita, óbvio. Mas não era isso que estava em jogo. Repito pela décima vez, tratava-se de um funeral, não de uma oportunidade para posar em cenários pomposos estilo "contos de fadas" com chapéu estilo "Bonequinha de Luxo".

As outras primeiras damas presentes no evento entenderam que estavam em um funeral e que a pessoa importante na ocasião não eram elas, mas a rainha Elizabeth. A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, por exemplo, postou no Instagram uma imagem em preto e branco dela e do marido assinando o livro de condolências do funeral e também a mensagem que deixou escrita, exaltando a importância e a força da Rainha Elizabeth. Olena Zalenska, primeira-dama da Ucrânia, representou o marido Volodymyr Zalenski no funeral. Mas, no Instagram, não postou foto alguma.

Seria mesmo uma falta de respeito com um povo que vive uma guerra postar foto consternada com roupa chique. Olena parece ter aprendido. Em julho, ela posou para a "Vogue" em cenários de guerra e foi criticada no mundo todo. Michelle poderia ter aprendido com o erro da colega.

Não, o Brasil não está em guerra, mas existem 30 milhões de pessoas passando fome e o momento "modelo" em funeral foi pago com dinheiro público. Mais inadequado, impossível.