Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depp fecha contrato milionário em meio a mais escândalos: privilégio é isso

Johnny Depp assinou contrato milionário com Dior e segue sendo o rosto do perfume masculino Sauvage - Johnny Depp
Johnny Depp assinou contrato milionário com Dior e segue sendo o rosto do perfume masculino Sauvage Imagem: Johnny Depp

Colunista de Universa

10/08/2022 12h33

Essa semana, as coisas ficaram um pouco complicadas para Johnny Depp, pelo menos teoricamente. No fim de semana, novos documentos sobre o "julgamento do século", aquele travado entre ele e sua ex Amber Heard, vieram à tona. E o que eles mostram não é nada bom para a imagem do ator, que saiu vitorioso do julgamento e foi recebido por fãs e colegas famosos como um herói injustiçado.

Os documentos mostram que Depp e sua defesa tentaram usar expedientes super machistas no julgamento e foram barrados pela juíza do caso. Entre essas "provas", estariam fotos nuas de Amber, uma lista com o nome de seus ex-namorados e também o fato de que ela teria trabalhado como dançarina de um clube erótico. Ou seja, "evidências" que só serviriam para tentar tirar a credibilidade de Amber sob um viés sexista.

Que diferença faria no caso o fato dela tirar fotos nuas? Elas serviram para constranger Amber da maneira mais cruel. Mostrar fotos da ex nua em um tribunal? Isso seria uma exposição criminosa. Tanto que a juíza não acatou.

E tentar acabar com a credibilidade de uma mulher falando que ela seria garota de programa ou coisa parecida também é um expediente baixo e muito usado nos tribunais para desqualificar mulheres. E, de novo, que diferença faz? Uma mulher que trabalhou como dançarina não seria séria perante a lei?

Em um mundo equilibrado, Depp estaria preocupado com a sua imagem em meio a essas "novidades". Famosos, inclusive, já perceberam que apoiá-lo é "queimação de filme" e, segundo levantamento do site "Buzzfeed", correram para dar deslike no post em que o ator comemora sua vitória. Entre elas estão a modelo Bella Hadid e a atriz Halle Berry.

Mas, no mundo invertido machista em que vivemos, provavelmente Depp não está nem aí. Ele está, no momento, comemorando a assinatura de um contrato milionário com a Dior, grife para a qual já trabalha há anos como garoto propaganda do perfume "Sauvage" ("Selvagem", em português).

Mesmo sem essas "novidades", seria esquisito que um homem como Depp passasse a lucrar mais depois do julgamento que "estrelou" junto com Amber. Sim, ele saiu vitorioso. Mas a quantidade de baixarias expostas, o fato de ele ter um comportamento violento fazerem dele uma "inspiração" é no mínimo esquisito.

Vocês conseguem imaginar que uma mulher que tivesse esse histórico de abuso de drogas (uma doença) e comportamento destrutivo seria ainda mais heroína e ganharia mais dinheiro depois disso tudo ser exposto? Acho difícil.

É sempre bom lembrar que Depp, apesar de ter ganho o processo, foi o cara que trocou mensagens dizendo que queria matar a esposa, que destruiu uma cozinha bêbado e que é acusado também por outras mulheres, como a atriz Ellen Barkin e que teria tentado dar a ela uma droga com capacidade hipnótica antes do sexo. Além disso, ela falou que ele seria verbalmente abusivo.

Tudo isso mostra que, apesar de ter vencido o julgamento, Depp não parece de forma alguma ser um cara legal com as mulheres. Mas o mercado e o mundo da moda parecem não ligar nem um pouco para isso. E Depp comemora.