Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Depp perde popularidade, mas principalmente entre os homens. Como pode?

Johnny Depp durante o júri em que acusou sua ex-mulher, Amber Heard, de difamação - Steve Helber/Pool via REUTERS
Johnny Depp durante o júri em que acusou sua ex-mulher, Amber Heard, de difamação Imagem: Steve Helber/Pool via REUTERS

Colunista de Universa

14/06/2022 04h00

"Meu lindo, perfeito, nunca errou. Se errou foi tentando acertar". "Oh, meu deus, é ele mesmo. E ele disse que nos ama". Esses dois comentários foram publicados na conta de TikTok do ator Johnny Depp por mulheres.

O ator entrou na rede social semana passada para agradecer aos fãs e já tem mais de 14 milhões de seguidores. Ali, os comentários de amor são muitos e vêm tanto de homens quanto de mulheres. Mas as meninas parecem realmente mais empolgadas.

O fã-clube de Johnny Depp cresceu e fez muito barulho durante o julgamento entre ele e sua ex, Amber Heard. A vitória (ele ganhou a batalha jurídica contra ela, em que os dois se acusavam mutuamente de calúnia) fez com que ele passasse a ser ainda mais idolatrado.

Desde então, Johnny, acompanhamos, mal pode andar em público, é carregado por admiradores e os fãs aumentaram as vendas do perfume Sauvage, da Dior, da qual Depp é garoto propaganda. Ciente do potencial de lucro, a Dior voltou a exibir o comercial na TV americana em horário nobre.

Julgamento não foi bom para a popularidade do ator, aponta pesquisa

Mas, segundo uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos, o julgamento não foi bom para a popularidade do ator como parece. Ou seja, seus fãs são barulhentos, mas não são a maioria.

A pesquisa, do instituto Morning Consult, comparou a popularidade de Depp no início de abril (antes de o julgamento começar) e em junho e concluiu que, entre todos os adultos, a opinião favorável a respeito do ator caiu de 68% em abril para 56% em junho. Entre os jovens da geração Z, sua popularidade se manteve quase a mesma. Já entre os mais velhos, despencou.

E, para minha surpresa, o ator perdeu popularidade principalmente entre os homens (15%). No caso das mulheres, a diferença foi de 9%.

Como assim?

Para mim, e acredito que muitas outras, é difícil entender como Depp é tratado por mulheres como uma espécie de herói do milênio depois de tudo o que aconteceu. Ok, foi provado que Amber Heard mentiu. Mas o julgamento mostrou também que Johnny fez coisas horríveis e que os dois viviam um relacionamento para lá de tóxico. Ele chegou a dizer que gostaria de "queimar" e "afogar" a ex em mensagens trocadas com um amigo. Em um vídeo, ele aparece quebrando uma cozinha.

Ser fã desse cara? Será que as mulheres ainda gostam do perfil "bad boy"? Ou foi a parte de ele ter sido "injustiçado" que suscitou tanta paixão? Acho que sim, o tipo "lindo e coitado" sempre fez sucesso entre as mulheres. A narrativa construída pela equipe de Depp foi essa. E funcionou.

Fora isso, Depp sempre foi um galã, um cara carismático, que além de ser ótimo ator toca guitarra. Eu mesma, assumo, era fã dele. Hoje, aos 59 anos, ele ainda é visto como um cara extremamente cool. O mesmo não costuma acontecer com mulheres da sua idade, como se sabe.

Agora, as mais jovens que me desculpem, mas acho que quando mais novas somos mais suscetíveis a esse tipo de narrativa sobre o cara "incompreendido" e não esquecemos o caráter violento dos caras. Com o tempo, talvez a gente fique mais cética e realista.

Entre minhas amigas, todas com mais de 40 anos, Depp perdeu toda a popularidade que já teve um dia. Olhamos para ele e enxergamos um sujeito problemático, que teve atitudes violentas. E, não, isso não quer dizer que estamos do lado de Amber Heard.

A maioria dos homens, pelo jeito, também não se sente representada por esse tipo de cara, ao contrário do que os seus fãs mais empolgados nos fazem acreditar. Não deixa de ser uma boa notícia.