Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Kadu Moliterno omite que sumiu da TV após acusações de violência doméstica

Kadu Moliterno (Foto: Reprodução/Globo) - Reprodução / Internet
Kadu Moliterno (Foto: Reprodução/Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista de Universa

07/06/2022 04h00

Durante o fim de semana, o ator Kadu Moliterno, de 69 anos, causou comoção ao fazer praticamente um apelo para voltar à TV prestes a completar 70 anos. O pedido foi feito em entrevista ao "Splash": "Aproveito a chegada aos 70 para pedir um emprego. Quero que as pessoas saibam que o Kadu quer e precisa trabalhar. "Me perguntam: 'Por que você não volta?' E eu digo: 'Porque não me chamam'.

Parecia comovente mesmo e triste que um ator que já foi famoso e querido tivesse que implorar por trabalho prestes a fazer 70 anos. Mas Kadu esqueceu de contar por que ele não é mais chamado. E o motivo não é um "detalhe qualquer". Uma das razões para ele ter "desaparecido" é muito séria: ele foi acusado de violência doméstica duas vezes.

A primeira acusação aconteceu em 2006, por parte de sua ex-mulher, Ingrid Saldanha, que afirmou ter sido agredida por ele com um soco no rosto.

Ela relatou o caso com coragem na revista "Veja'', onde, na época, contou que levou oito pontos no nariz e ficou com o olho roxo porque seu marido se irritou no trânsito e bateu nela.

Em 2014, ele foi acusado novamente, no caso, pela ex-namorada Brisa Ramos, que escreveu em seu perfil do Facebook: "Com cinco meses de namoro, fui agredida 3 vezes pelo ator Kadu Moliterno, um homem de 61 anos, que imaginei ser maduro, responsável e sincero". Brisa chegou a denunciá-lo, mas desistiu de continuar com o processo.

Memória seletiva

Isso tudo é muito sério, certo? Mas Kadu parece apostar na memória seletiva da população. Durante a entrevista, ele se portou como se fosse vítima do preconceito contra atores mais velhos (um problema sério e que atinge vários profissionais).

"Muitos autores acham que a gente não quer trabalhar. Pelo contrário... A própria TV Globo me disse uma vez: 'Quem não é visto, não é lembrado'. Aproveito a entrevista para lembrar os autores que estou aqui".

O que ele não parece querer é que as pessoas se lembrem das seríssimas acusações de violência contra mulher que ele carrega.

Uma prova disso. Em 2017, ele processou a atriz Luana Piovani por calúnia depois de ela ter dito em seu canal no YouTube, o "Luana Sem Filtro", que ele teria batido na esposa e continuava trabalhando e aparecendo em revistas. Ele perdeu o processo. De acordo com a justiça, Luana não mentiu.

Mas Kadu continua apostando na memória seletiva da população e tenta ser lembrado apenas como um ator querido, que fez trabalhos ótimos, como "Armação Ilimitada" só para lembrar um seriado que marcou a minha infância. Mas a realidade não é essa. E violência doméstica é assunto seríssimo e que não pode ser "esquecido".

É esse o exemplo que queremos ver na TV? De um cara que foi acusado por duas mulheres e sai processando quem se lembra disso?

Ah, mas todos merecem uma nova chance, alguns podem dizer. Na TV, sinceramente, acho que isso seria complicado. Isso porque a imagem que ficaria para o público é que acusação de violência é uma bobagem, um detalhe, que logo todos esquecem.

Não combatemos a violência doméstica se tratarmos acusações como "vacilos". E muito menos jogando denúncias para baixo do tapete, como Kadu Moliterno tenta fazer.

Não esqueceremos.