Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Johnny Depp e Amber Heard: por que fãs ainda tratam ator como vítima da ex?

Amber Heard e Johnny Depp enfretam um ao outro em julgamento desde 11/4 - Foto: Reprodução / Instagram / IMDb
Amber Heard e Johnny Depp enfretam um ao outro em julgamento desde 11/4 Imagem: Foto: Reprodução / Instagram / IMDb

Colunista de Universa

26/04/2022 04h00Atualizada em 26/04/2022 10h00

Filmes de tribunal costumam fazer muito sucesso. Fica mais interessante ainda quando a história é baseada em fatos. Mas, bem, às vezes o entretenimento nem é um filme, mas um julgamento de verdade. Caso do julgamento que envolve o ator Johnny Depp e sua ex-mulher Amber Heard, que acontece desde 11 de abril nos Estados Unidos e é o assunto do momento, com direito a grande audiência, já que é exibido ao vivo pelo YouTube no canal "Court TV".

Na manhã de segunda-feira (25), mais de 300 mil pessoas assistiam a uma sessão do tribunal onde Depp respondia perguntas de advogados de Amber.

A história, na verdade, mais parece um filme de terror psicológico. Amber e Depp foram casados por um ano e cinco meses. Em 2016 Amber conseguiu uma ordem de restrição contra ele, baseada em acusações de violência e ameaças.

Mas a reação de Johnny contra a ex veio depois, quando ela escreveu, em 2018, um artigo no "Washington Post" dizendo ser vítima de violência doméstica.

Apesar de não ter dito o nome de Johnny, ele se sentiu atingido e resolveu processá-la por calúnia. Ela o processou de volta. E o resultado é esse. Agora, os dois trocam acusações terríveis em um tribunal, em um julgamento que deve durar meses.

A história que está sendo mostrada no tribunal parece um filme ou uma aula sobre relacionamento extremamente abusivo. Declarações e provas já mostraram que eles viviam um inferno.

Há acusações de que ela teria jogado um copo nele e "decepado uma parte do seu dedo", gravações onde ela diz para ele que sofria violência doméstica e que "todos seus familiares e amigos tinham visto as marcas". E também muitas peculiaridades terríveis, como um vídeo onde Johnny destrói uma cozinha e a chama de "filha da put@" e parte para cima dela quando percebe ser filmado.

Há, nas acusações e provas, elementos para alimentarem os tabloides por meses. O que não faltou, pelo jeito, foi muita baixaria, violência e abuso entre os dois. Um horror.

Desde que o caso veio a público existe também uma torcida entre quem acha que Depp está certo e os que preferem Amber. Claro que isso é absurdo, já que se trata de um julgamento sério, sobre acusações graves. Mas a paixão muitas vezes fala mais alto quando ídolos pop estão envolvidos, e tem sido esse o caso de Johnny Depp.

Mesmo com todo o horror que vem sendo despejado nos tribunais, fãs criam movimentos falando no Twitter e no TikTok com a hashtag: "JusticeForJohnnyDepp" (Justiça para Johnny Depp, em tradução livre).

Até agora, na maioria das vezes, Depp tem sido retratado como uma vítima de uma mulher má, que armou contra ele, um coitado, que teria tido a carreira destruída por falsas acusações. Amber teria a intenção de "ganhar fama". Mas que tipo de fama seria essa? A de jogar coisas nos outros e também ser agredida? Isso seria interessante profissionalmente para ela?

No caso de Depp, sim, ele perdeu papéis e foi afastado da sequência de "Animais Fantásticos". Mas, pelo jeito, eles perderam muito mais que trabalho e dinheiro no relacionamento. Perderam a dignidade, a saúde, ficaram com traumas eternos.

Não, eu não acho que Amber mentiu quando disse ser sobrevivente da violência doméstica. Ou um cara que quebra a cozinha enquanto te xinga não está sendo violento?

"Ah, mas ele que apanhou", dizem muitos. Pelo jeito (com o que foi apresentado até agora no tribunal) OS DOIS foram vítimas de violência e também a praticaram.

Mas não consigo achar que Johnny, um homem que mandava mensagens para amigos falando que queria matar a ex, seja um coitado que merece a nossa compaixão. Como pedir justiça para um homem que escreveu em uma mensagem para um amigo: "vamos queimar ela e f* seu cadáver" (essa mensagem foi exibida no tribunal) .

Violência é um assunto seriíssimo. E se algo realmente atrapalhou e até destruiu a carreira de Johnny, pelo jeito, foi ele mesmo. Ele assumiu o abuso de substâncias (uma doença) e sofrer de depressão (outra doença). Mas nada que justifique abusos. O julgamento (uma escolha de Johnny, que foi o primeiro a processar a ex), deve mesmo colocar uma pá de cal na carreira dos dois.

É triste? É. E ver que a vida dos nossos ídolos não era como a gente imaginava, e que a personalidade dele não era tão bacana assim pode ser difícil. Mas acontece. E, pelo jeito, ainda leremos muitas coisas horríveis que Johnny Depp fez. E Amber Heard também.