Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Dilma aparece com hematomas em montagem que sugere tapa. Até quando?

Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo
Imagem: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

Colunista de Universa

31/03/2022 04h00

"Imagina se uma pessoa levasse um tapa a cada bobagem que falasse". Essa frase, junto com uma imagem alterada da ex-presidente Dilma Rousseff, onde ela aparece com o rosto com feridas e roxos, como se tivesse apanhado, ilustra uma "montagem" que circula na internet essa semana.

O gancho para a agressão gratuita contra Dilma é o tapa que Will Smith deu em Chris Rock no Oscar, depois do comediante fazer uma "piada" sobre a aparência de sua mulher, Jada Pinkett Smith. E a imagem foi partilhada pelo ex secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, um médico.

Dilma não é presidente do país há quase seis anos. O que ela fez para merecer essa agressão? Nada. Mas, talvez Dilma tenha cometido um pecado que nunca será perdoado: ela ousou ser a primeira mulher presidente de um país machista como o Brasil.

Só a misoginia (o ódio a mulheres) pode explicar que, do nada, alguém resolva fazer uma montagem dessas. Além de não ter graça, apologia à violência é crime.

A ex-presidente já anunciou que vai processar os responsáveis por essa agressão. Está certa. Esse tipo de "piada" (que não tem graça nenhuma) é quase um convite para que alguém bata na presidente. Só para lembrar, uma mulher de 74 anos, mãe e avó.

Já seria assustador se a "piada" fosse feita com qualquer outra mulher. Como alguém vai "brincar" com um assunto desses em um país onde a violência contra a mulher é tão grande? Só em 2020, mais de 13 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão, segundo dados do IPEC (Inteligência e Pesquisa e Consultoria).

Ataques como esse à ex-presidente não são coincidência. Pelo contrário. Fazem parte do ciclo de violência de um país onde mulheres na política costumam ser ameaçadas de morte.

Além disso, claro, a piada tem todo o mau gosto e o desplante de chamar Dilma de burra. Um lugar comum entre os machos "super inteligentes" (contém ironia) que não suportam ver uma mulher com mais poder ou voz que eles.

Dilma saiu da presidência há cinco anos e essa semana uma ação civil contra ela por pedaladas fiscais foi extinguida em tribunal.

A gasolina, como lembrou a colega Cris Guterrez aqui em Universa, está mais cara do que quando ela estava no poder. Só que, no caso de Dilma, em 2016, o ataque dos descontentes virou um surto misógino. Para quem não lembra, uma imagem da ex presidenta de pernas abertas ilustrou um adesivo que, colado no tanque de carros simulava um estupro.

Piadas a respeito de coisas que ela falava rodavam o Brasil e ela ganhou muitos apelidos horríveis, um deles era "DilmAnta".

Muito tempo se passou e Dilma não mostra interesse em ocupar cargo público. Ela já avisou que não vai concorrer a nada nas eleições. Ela está dando palestras, vivendo sua vida. Mas o ódio contra ela nunca passou e "do nada", esse tipo de agressão surge.

Será que um dia vão parar de agredir a mulher que ousou ser presidente do Brasil? Acho difícil.