Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ataque a Fernanda Montenegro prova o que ela diz: 'Estamos nas catacumbas'

Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras na próxima sexta-feira - Reprodução
Fernanda Montenegro toma posse na Academia Brasileira de Letras na próxima sexta-feira Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

21/03/2022 13h40

"O mais simbólico desse governo foi o fim da cultura e das artes. Não tem governo radical que não pare a cultura das artes. Mas estamos nas catacumbas, vivos." A frase foi dita pela atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, em entrevista ao jornal "O Globo" no fim de semana. Ela disse também que o governo de Jair Bolsonaro (PL) era "trágico".

A postura da atriz, sempre lúcida, não é uma surpresa, pois sempre acompanhou e falou sobre o que se passa na política e na cultura. E, como ela mesma disse, está mais viva do que nunca.

Fernanda toma posse na Academia Brasileira de Letras na sexta-feira (25) e representa muitas de nós que sonham em chegar a sua idade com tamanha lucidez e energia.

E a gente é muita gente. Pesquisa divulgada pelo Instituto Qualibest em 8 de março mostrou que ela é a mulher mais admirada do país pelo terceiro ano consecutivo.

O Brasil adora Fernanda. Mas também tem quem a odeie. Adivinhem o que está acontecendo com ela depois da entrevista? Está sendo atacada, chamada nas redes sociais de "velha que está na catacumba", "mamadora da Lei Rouanet na quarta idade", "múmia" e por aí vai. Tem também quem acordou e decidiu mandar a Fernanda Montenegro trabalhar, o que é surreal, já que ela tem 92 anos e 75 de carreira. E, sim, gente, mesmo com essa idade ela trabalha, olha que admirável.

O que se passa na cabeça de uma pessoa que decide xingar uma mulher como Fernanda Montenegro? Curiosamente, muitas delas são as mesmas que dizem pregar os bons valores, como os "da família". Pois deviam ter aprendido a respeitar os mais velhos. E não a usar a idade como xingamento.

Na entrevista, Fernanda disse também que não vai votar, o que despertou a raiva de oponentes do governo Bolsonaro. O voto só é obrigatório até os 70 anos. Ela não tem que sair da casa dela para votar se não quiser.

Estou falando que idade desculpa tudo? Claro que não. Apenas repito que o fato de uma pessoa continuar lúcida e atuante aos 92 anos é para ser admirado. E não, a gente não é obrigado, todo mundo, a pensar sempre igual. Fernanda Montenegro tem todo o direito de não querer votar. Surpreendente mesmo é ter que explicar uma coisa tão óbvia.

A sorte é que Fernanda não deve ligar para nada disso e nem precisa da nossa defesa. Mas é bom a gente se preparar. Se nosso desejo se realizar e a gente chegar aos 92 como ela, é possível que sejamos chamadas de múmia, xingada de velha e também cobrada por um monte de jovens que vão querer nos ensinar o que fazer. A não ser que as coisas melhorem.

Por enquanto, a reação às declarações de Fernanda só provam que ela está certa: "Estamos nas catacumbas"