Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jennifer Aniston sem maquiagem e o direito de parecer a idade que tem

Jennifer Aniston em cena da segunda temporada de "The Morning Show" - Reprodução/AppleTV+
Jennifer Aniston em cena da segunda temporada de 'The Morning Show' Imagem: Reprodução/AppleTV+

Colunista de Universa

18/01/2022 04h00

Jennifer Aniston é uma mulher maravilhosa de 52 anos. E uma das atrizes de Hollywood mais visadas por todo tipo de pressão. Ela é cobrada por não ter filhos, por ser solteira, por não voltar para Brad Pitt (!) e, claro, para não envelhecer nunca e continuar para sempre com a aparência que tinha quando se tornou namoradinha da América ao estrelar "Friends" quase 30 anos atrás.

Na maioria das vezes, Jennifer consegue cumprir essa pressão. Mas isso graças a uma rotina de tratamentos milionários e esforços absurdos. Em agosto, a revista Vogue publicou um artigo sobre os tratamentos de beleza da atriz. A lista inclui máscaras banhadas a ouro 24 quilates, ingestão de colágeno, uma equipe formada pelos melhores e mais caros profissionais e muito sacrifício, como uma rotina pesada de exercícios e saunas diárias.

Ou seja, se manter com aparência jovem é um trabalho em tempo integral. E que custa uma fortuna.

Agora, imagina a pressão interna?

Pois no fim de semana, Jennifer Aniston deu uma pequena amostra de que poderia estar se libertando dessa pressão. Ela, pela primeira vez, postou uma selfie no Instagram em que aparece supernatural, sem maquiagem, com os cabelos encaracolados meio despenteados, enrolada em uma toalha.

A foto teve quase três milhões e meio de likes. É pouco? Não exatamente. Estamos falando de uma mulher que tem 39 milhões de seguidores e cujos passos são documentados. A tal selfie sem maquiagem, por exemplo, rodou o mundo.

Seria bom se mais e mais beldades de Hollywood se libertassem. Isso porque, além de ser ruim para elas ter de parecer jovens o tempo todo, elas criam uma imagem impossível de atingir para todas nós, reles mortais,

E não, não é possível que uma mulher só tenha o direito de envelhecer sem ser criticada se ela for uma cópia fiel a ela mesma aos 30 anos. Isso, além de ser impossível sem sacrifícios e truques de edição de fotos, não faz o menor sentido. O tempo passa, oras. E as pessoas mudam. Isso é normal e não devia ser visto como algo a ser evitado a todo custo.

Não estou falando que uma mulher quando passa dos seus 45 anos "embaranga". A gente só muda um pouco a aparência. E não necessariamente para pior. Muitas vezes, inclusive, a pessoa muda para melhor. Sim, isso acontece e é bem comum.

Inclusive mudamos para melhor quando tiramos de nós esse tipo de pressão sobre como devemos "parecer".

Claro, não é fácil. Muito menos para estrelas famosas por sua beleza. Mas também não faltam exemplos de mulheres que estão conseguindo fazer isso maravilhosamente, como Sarah Jessica Parker, que, linda e grisalha, interpreta Carrie agora com 56 anos. Andie MacDowell, de 63 anos, que posou linda e grisalha em Cannes. Também não faltam exemplos no Brasil. Uma delas é Xuxa, de 58 anos, que só melhora com o tempo. Sim, gente, isso acontece muito.