Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Velhas? Ataques mostram que atrizes de "And Just Like That" quebram tabus

Atrizes de "And Just Like That" são vítimas dos sommeliers do envelhecimento feminino - Divulgação
Atrizes de "And Just Like That" são vítimas dos sommeliers do envelhecimento feminino Imagem: Divulgação

Colunista de Universa

20/12/2021 16h05

Antes mesmo de "And Just Like That", a continuação do seriado "Sex and the City'', ser exibida, suas protagonistas já começaram a sofrer ataques etaristas. O motivo: as atrizes, que tinham 30 e poucos anos quando estreou a primeira temporada da série há 23 anos, agora envelheceram, já que são seres vivos. Só que envelhecer ainda é algo inaceitável para mulheres, principalmente as que trabalham exibindo sua aparência. Se você for uma atriz famosa então, nem se fala!

Quando as primeiras fotos das gravações da nova série foram divulgadas, Sarah Jessica Parker — que faz a protagonista Carrie Bradshaw — foi criticada por exibir o cabelo branco e estar "acabada". Em seguida, foi a vez de Kristin Davis, que interpreta Charlotte, cair na mira dos sommeliers de envelhecimento feminino. Os ataques aumentaram depois que a nova temporada estreou na HBO Max em 9 de dezembro.

A boa notícia (se é que há uma nessa história): Kristen parece ter cansado de ser fofinha e boazinha como sua personagem Charlotte e resolveu responder à altura: "F*dam-se todos vocês", disse ela em entrevista ao jornal "Sunday Times", ao comentar as críticas que recebe.

A raiva dela é mais do que justificada. Se tem uma coisa que a idade ajuda é a gente perder o medo de falar o que pensa. Que reação, além de um grande "danem-se vocês", pode ter uma mulher que sofre esse tipo de ataque?

Kristin é vítima de uma das acusações mais bizarras que mulheres que envelhecem costumam sofrer. Os sommeliers de envelhecimento olham para seu rosto na nova temporada e dizem que ela está "irreconhecível", "muito diferente".

Sem saída

Afinal, a mulher está irreconhecível e muito diferente em comparação a quem? A ela mesma em versão jovem, como se a gente devesse (e pudesse) ficar congelada no tempo. E, no caso, ficamos realmente sem saída. Quando uma mulher faz plástica e procedimentos, ela é criticada e chamada de "botocada". Se não faz nada, é chamada de "acabada". O que podemos dizer além de "dane-se?"

Afinal, mulheres, principalmente as que trabalham com exposição pública, não têm saída. Façam o que fizerem, elas serão criticadas.

"And Just Like That" tem sido criticada por alguns por mostrar um retrato não muito animador das questões do envelhecimento. Mas, sinceramente, só o fato de elas terem tido coragem de voltar 17 anos depois do fim do seriado e darem a cara (com ou sem procedimentos) a tapa já é muito corajoso. É um serviço e tanto. Querem mais uma prova? Alguém leu comentários falando que o ator Chris Noth, o Mr. Big, envelheceu e está acabado? Pois é.