Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Violência obstétrica de Shantal mostra perigo dos 'médicos de Instagram'

Em áudio e vídeos vazados, Shantal diz ter sofrido violência obstétrica durante parto - Reprodução / Internet
Em áudio e vídeos vazados, Shantal diz ter sofrido violência obstétrica durante parto Imagem: Reprodução / Internet

Colunista de Universa

13/12/2021 14h08

Entre as mulheres ricas e famosas - e também entre as anônimas que acompanham a vida das influenciadoras -, o ginecologista e obstetra Renato Kalil, ou o "Dr. Kalil" é um velho conhecido. Ele é (ou era) o médico de muitas famosas do eixo Rio - São Paulo. Além disso, ele sempre esteve muito presente nas redes sociais, onde postava vídeos sobre suas clientes celebridades e dicas de saúde. Kalil era também figura recorrente em programas de TV. Tudo isso fez com que ele se tornasse o "médico dos sonhos" de muitas mulheres. É só ver vídeos de relatos de parto de famosas que tiveram o "privilégio" de poder ter esse médico para ler comentários do tipo: "meu sonho era fazer meu parto com o Dr. Kalil."

Pois bem. Desde sexta-feira, o tal médico estrela é acusado de violência obstétrica e mostrou uma face assustadora longe dos filtros das redes sociais. Um vídeo que vazou, da influenciadora Shantal Verdelho mostra ela alertando amigas sobre o comportamento do obstetra, que fez o parto de sua filha, Domenica, de 3 meses. No maior estilo "o médico e o monstro", vimos um homem capaz de agredir pacientes no meio do parto.

Em outro vídeo, do seu parto, é possível ver o médico falando: "faz força, porrr#", para ela, em pleno trabalho de parto. São muitos os horrores ditos por ele que, entre outras coisas, disse para o marido de Shantal, o modelo Mateus Verdelho, que a "perereca dela estava acabada".

No meio de todo esse horror, um detalhe diz muito sobre o comportamento do médico. Shantal conta que ele revelou em seu Instagram o sexo do bebê antes mesmo que a mãe desse a notícia para a família - o casal havia decidido esperar para descobrir essa informação apenas na hora do parto. Ou seja, ele correu para narrar o parto da paciente para ganhar likes e engajamento.

Existe atitude que mais denuncia o estilo "médico do Instagram" do que isso?

Qual o limite desse tipo de comportamento? Para agradar a audiência, vale passar por cima da privacidade da paciente?

No caso do "Dr. Kalil" muitos limites foram rompidos.

O fato de ele ser queridinho das famosas e desejado por muitas mulheres torna tudo pior. O "hype" fez com que muitas mulheres o procurassem e, claro, é mais difícil identificar abuso vindo de alguém que "todo mundo gosta!".

Quando uma mulher sofre violência obstétrica ou outro tipo de abuso moral é comum que, por um tempo, a gente ache que "está vendo coisas" ou "exagerando.". No caso de um médico famoso e querido por tantas mulheres ricas, fica ainda mais difícil acreditar que, de fato, está ocorrendo um abuso.

Atualmente, muitos médicos fazem dancinhas no TikTok e tentam alavancar suas redes sociais. Não estou falando, de forma alguma, que todos são irresponsáveis e antiéticos. Mas nós, pacientes, precisamos ficar atentas e desconfiar dos "doutores influencers".

Postar foto com famosas não significa que alguém é um médico ético. No caso de Dr. Kalil, podemos ver, é exatamente o contrário.

Como diria uma música de rap: "não acredite no Hype".