Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fiscais de luto atacam amigos de Marília Mendonça. Dor não segue manual

Maiara e Murilo Huff no velório de Marília Mendonça, em Goiânia - Cristiano Borges e Júnior Guimarães/ AgNews
Maiara e Murilo Huff no velório de Marília Mendonça, em Goiânia Imagem: Cristiano Borges e Júnior Guimarães/ AgNews

Colunista do Universa

11/11/2021 04h00

Vocês já perderam algum amigo querido de forma repentina? Eu, infelizmente, já. Nós, que já passamos por isso, sabemos que existem muitas maneiras de reagir a esse tipo de situação. Quando meu melhor amigo morreu de um ataque cardíaco fulminante, eu demorei semanas para conseguir chorar. Fiquei em choque. Outros amigos choraram muito. Alguns foram ao velório. Outros não conseguiram. Alguns postaram fotos sem parar nas redes sociais, lembrando de bons momentos.

Divido isso porque, como todos que leem as notícias de celebridades, acompanho as críticas que amigas e amigos de Marília Mendonça estão sofrendo por seus comportamentos supostamente inadequados diante da tragédia. Como se isso existisse! A dor do luto não é adequada. Ela é imensa e transborda.

Mas a internet não perdoa. E a lista dos criticados pelos sommeliers de luto só cresce. Na terça-feira, o cantor Matheuzinho, que namorava há pouco tempo a cantora, pediu que os ataques contra ele cessassem. Sim, ele estava sendo atacado nesse momento de dor enorme. Motivo: quando Marília morreu, ele postou fotos dos dois e escreveu um texto sobre os últimos momentos que passaram juntos. Para muitas pessoas, escrever e compartilhar homenagens alivia a dor.

O que ele fez de errado? Nada. Absolutamente. Mas, para alguns, ele foi inadequado, sem noção. Olha, uma coisa que a gente perde muitas vezes quando está de luto é a noção. A gente nem sempre é racional.

Sommeliers do luto

No dia do velório, no sábado (6), diante de uma imensa comoção, os sommeliers de luto fiscalizaram a atitude de Maiara, que, junto com a irmã Maraisa, era uma das melhores amigas de Marília e sua parceira de trabalho. Segundo essas pessoas, ela não chorou, ela até sorriu. E isso seria uma prova de que ela estava "amortecida", no "automático."

E se estivesse? Qual o problema? Quando a gente perde alguém, a gente perde o chão. E o choque amortece, sim. Disseram também que ela estaria dopada, o que também não seria errado, já que alguns, diante da perda, precisam tomar remédios receitados por médicos.

Mas a patrulha foi tanta que Maraisa, também de luto, teve que defender a irmã: "A Maiara não estava no automático! Minha irmã é a mulher mais foda que eu conheço! Ela sabia que ali só estava o corpo da Marília! Porque o que vive é o sentimento dentro do seu coração! Minha irmã ama a Marília com todas as forças que alguém pode amar! Calem a boca!".

Imagina a dor das duas irmãs? Elas, que eram amigas desde antes do sucesso, com certeza estão sofrendo muito. Na terça-feira (9), Maiara deixou de seguir todos no Instagram e ficou seguindo só Marília.

Elas anunciaram também que vão fazer uma homenagem para a amiga em um show em Lorena, no interior de São Paulo. A data estava marcada como show de Marília Mendonça. Elas decidiram ocupar o espaço para celebrar a amiga. Os ingressos esgotaram rapidamente. E teve gente falando que as duas foram oportunistas.

Repito de novo: cada um lida com o luto de uma maneira. Agora as pessoas vão ser criticadas por homenagearem uma amiga irmã?

'Forçar a amizade'

Outro tipo de patrulha que apareceu após a morte de Marília foi a do grau de amizade. Luiza Sonza, que era amiga de Marília e está sofrendo muito, foi acusada de "forçar a amizade". Sim, enquanto Maiara era criticada por não chorar, Luiza era por chorar demais.

A crítica não deixou nenhuma mulher do círculo da cantora em paz. Simone e Sismaria foram criticadas por não irem ao enterro. Ou seja, quem foi recebeu crítica por ir, quem não foi por não ir. Olha...

Mulheres costumam ser muito criticadas, já sabemos disso. O pior: algumas críticas são feitas por outras mulheres. Mas respeitem o luto das meninas. Deixem que elas sofram em paz, da maneira que quiserem, do jeito que conseguirem. Não, não existe manual de conduta ou livro de boas maneiras para luto.