Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gloria e Tarcísio: covid separa casal que era inspiração do Brasil

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do Universa

12/08/2021 12h11

No início de agosto, pouco antes de Tarcísio Meira ser internado com covid-19, uma página para fãs do ator no Instagram publicou uma foto emocionante. Era uma imagem de Glória Menezes, esposa do ator há mais de 56 anos, na fazenda onde moravam, sem nenhuma maquiagem. Na legenda, está escrito: "A moça linda e faceira das mangas passando para desejar a todos um agosto repleto de saúde, alegria e farto. Que esse mês seja melhor que o anterior". Alguns dias depois os dois foram internados com coronavírus.

É impossível não se emocionar com uma declaração de amor dessas, de um homem de 85 anos para sua esposa de 86, depois de 56 anos juntos. Na manhã dessa quinta-feira (12), o ator faleceu, por complicações da covid-19.

Tarcísio e Glória sempre foram um casal dos sonhos, uma inspiração para todos nós. Eles nos mostraram que era possível envelhecer junto com companheirismo e alegria. E também sem se anular. Os dois tinham suas carreiras e sua fama. Quando casaram, Gloria já tinha dois filhos do primeiro casamento, que foram criados por Tarcísio. Ou seja, eles eram um casal moderno.

E eram também exceção na durabilidade. Inclusive porque entre os ricos e famosos: é muito comum que homens, a certa altura da vida, troquem a esposa por uma namorada que tenha a metade da sua idade. Falo do caso clássico dos sujeitos que vão trocando de namoradas à medida que elas envelhecem. Casais como Tarcísio e Glória, e outros poucos, foram exceções e exemplos.

Ano passado, já durante a pandemia, Glória e Tarcísio deram uma entrevista para o canal "Viva" comemorar seus 56 anos de casados. Na entrevista, eles riem juntos o tempo todo. "Sabe o que acontece, eu não sei nem traduzir o que é o nosso amor. É uma coisa tão diferente, né, bem? Eu tenho uma necessidade de estar perto dele. E ele de estar perto de mim", diz Gloria, emocionada. Ela contou também que só o chama de "amor meu" e é chamada de "minha amada querida".

Tarcísio Meira e Glória Menezes em sítio, eles estavam juntos há quase 60 anos - Reprodução / Instagram  - Reprodução / Instagram
Tarcísio Meira e Glória Menezes em sítio, eles estavam juntos há quase 60 anos
Imagem: Reprodução / Instagram

"É tão gostoso sentir a mão do Tarcísio segurando a minha mão. É uma coisa difícil das pessoas entenderem. Não sinto que ele envelheceu. No cotidiano é tão prazeroso". Ele concorda e, também emocionado, diz: "é uma troca o tempo todo, um dar e receber o tempo todo. As pessoas têm que se amar, de uma maneira ou de outra. O nosso caso é meio próprio, singular. Fomos mudando ao mesmo tempo. Isso tudo foi nos tornando parceiros, amigos, confidentes."

É impossível não ficar extremamente emocionada vendo os dois juntos contando essa história de amor. E é impossível também não ficar extremamente triste hoje, sabendo que eles se separam dessa forma, no meio de uma pandemia que, na maioria dos países do mundo, já está muito mais controlada. Que depois de quase 60 anos de casados não poderão ter a chance de se despedir - já que Gloria, apesar de começar a sair do oxigênio, segue internada.

Glória e Tarcísio mereciam um final mais feliz. E a gente, que se espelhava neles, também.