Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como Larissa Manoela: por que é difícil aceitar a amizade de duas mulheres?

Larissa Manoela desmentiu os boatos de que teria algum envolvimento amoroso com a amiga Bianca Palheiras - Reprodução/Instagram
Larissa Manoela desmentiu os boatos de que teria algum envolvimento amoroso com a amiga Bianca Palheiras Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

05/07/2021 14h22

"Mulher não consegue ser amiga de mulher". Esse é um dos mitos que perseguem nós, mulheres. "Elas vivem competindo", dizem os sabichões como se isso fosse uma grande verdade. A amizade entre mulheres, algo super natural, é considerada algo tão "exótico", mas tão bizarro que, muitas vezes, quando mulheres têm amigas próximas, acham que elas são suas namoradas.

"Aí tem", dizem os mesmos sabichões. Claro que se fossem namoradas, isso não teria problema algum. Mas acontece que muitas vezes simplesmente não é o caso. É o que está acontecendo com a atriz Larissa Manoela.

A atriz, que no momento faz uma viagem com a amiga Bianca Palheiras para os Estados Unidos, teve que vir até as redes sociais explicar o fato de não ser namorada da amiga. Pode? "É preciso ter paciência, respirar e ser didática como a professora Helena", escreveu Larissa Manoela no Twitter, se referindo à novela que a fez famosa, "Carrossel".

E explicou, realmente didaticamente, porque tal suposição era absurda. "Não, não estou namorando a minha amiga, conforme estão criando essa fic sem noção! Isso é MENTIRA. Mulheres, ou elas são rivais, ou são namoradas? Oi? Que mundo é esse! Número 1: não, não tenho relacionamento amoroso com mulheres". E continuou:

"E se eu tivesse, não teria que ser tabu. Chega de preconceito, de querer limitar o amor das pessoas. Não tenho dúvidas sobre a minha orientação sexual. Sim, eu sou hétero. Esse espaço é meu com vocês, para não deixar dúvidas sobre mentiras e especulações. E acrescento: assim como já viajei com outras amigas, outras vão me acompanhar. Sou abençoada por belas e verdadeiras amizades, ainda mais em um mundo em que a superficialidade reina. Valorize seus amigos de verdade!".

É ótimo que meninas tão jovens como Larissa Manoela, que só tem 20 anos, já sejam tão conscientes. Mas sim, é absurdo que ainda precisem explicar o básico: que mulheres podem ser amigas sem competição nem segundas intenções. E não é coincidência que outras jovens famosas tenham se sentido obrigadas a dar a mesma explicação recentemente.

A atriz Giulia Costa, 21, filha de Flávia Alessandra, explicou em um vídeo sua relação com Bia Bonner, filha de William Bonner e Fátima Bernardes. "Não é verdade. "Não teria problema nenhum se fosse verdade. Mas simplesmente não é e é bem chato ficarem divulgando mentira sobre a sua vida", disse ela, que explicou que as duas são melhores amigas.

As duas, por sinal, tem uma relação super amorosa e vivem trocando declarações de amor nas redes. Sim, mulheres são assim, e quando somos muito novas, somos ainda mais grudadas com nossas amigas. E sabe porque a gente abraça, se declara? Porque a não somos travadas como os meninos, que são educados desde sempre a não demonstrar sentimentos pelos seus amigos para "não levar fama de viado".

É triste ver que o mesmo tipo de coisa acontecendo também com as meninas...