Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Doutora Mayra Pinheiro, vamos naturalizar o aparelho reprodutor masculino?

Mayra Pinheiro depõe na CPI da Covid - MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mayra Pinheiro depõe na CPI da Covid Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

26/05/2021 12h31

Mais de 450 mil mortos e ameaça de terceira onda devastadora. Ainda assim, o assunto do momento é o depoimento da médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, chamada de Capitã Cloroquina, na CPI da Covid. Durante seu depoimento, realizado ontem, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) exibiu um áudio da médica onde ela falava sobre "um pênis na porta da Fiocruz". A fala causou choque, risos e gerou intermináveis memes.

Na gravação, a médica contava, apavorada, como teria sido uma visita sua à Fiocruz, uma das instituições científicas mais importantes do Brasil, sediada no Rio de Janeira e respeitada no mundo inteiro. "Tudo deles envolve LGBT. Eles têm um pênis na porta da Fiocruz."

Ao ser inquirida na CPI, ela disse que o áudio era verdadeiro e confirmou que existia, sim, um pênis na porta da Fiocruz. "Tinha sim um objeto inflável na porta da instituição em comemoração a uma campanha deles", disse.

Bem, e se tivesse mesmo um pênis como material de apoio a uma campanha de saúde? A Fiocruz é uma instituição voltada à saúde pública que faz um trabalho importantíssimo no combate ao HIV, por exemplo. E campanhas de prevenção, como, por exemplo, pelo uso de preservativo, podem, sim, exibir um pênis. Qual o problema? Isso não tem nada de pornográfico, já que o pênis é uma parte do corpo humano, que precisa ser estudada. Mayra é médica, na faculdade estudou anatomia e reprodução humana. Como vamos estudar sem saber como é o órgão? Que medo é esse? Não, não estamos falando nem de fotos de pênis, mas de desenhos lúdicos.

Os desenhos de pênis estão presentes, inclusive, em livros para crianças no estilo "De Onde Vem os Bebês", que servem para responder perguntas das crianças, sanar curiosidades e também fazer com que elas conheçam seus corpos e assim saibam se proteger de abusos. Claro, o aparelho reprodutor feminino também está nesses livros.

Quando eu era criança, lá entre o fim dos anos 70 e os 80, esses livros estavam nas casas da maioria das crianças. Não, não estou falando de uma comunidade hippie, mas de uma pacata cidade do interior, onde a maioria das famílias era católica.

Será que a médica esqueceu que o pênis é parte do aparelho reprodutor masculino e que esse assunto precisa ser estudado, assim como os girinos e a tabela periódica?

Depois da inveja do pênis (o conceito criado pelo Sigmund Freud, antes que achem que é algo malévolo), temos uma onda de "medo do pênis". Quem também já demonstrou esse pavor foi a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves, para quem educação sexual é ensinar "meninas de 8 anos a colocar camisinha em um pênis de borracha." Alguém já viu uma cena dessas na vida?

Como diz uma música antiga dos Titãs, "precisa perder o medo do sexo, precisa perder o medo da ciência." Vou além: precisa perder o medo do pênis, principalmente quando se trata apenas um desenho ou um objeto inflável.