Topo

Nina Lemos

Vera Fischer: com ou sem plástica, mulher quando envelhece é criticada

Aos 69 anos, Vera Fischer mostra ensaio nas redes sociais - Reprodução/Instagram/Fernando Torquatto
Aos 69 anos, Vera Fischer mostra ensaio nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram/Fernando Torquatto

Colunista de Universa

02/02/2021 04h00

Nos últimos dias, duas mulheres, símbolos de beleza, mas com mais de 50, causaram comoção nas redes sociais e comentários de choque. Vera Fischer, 69, e Demi Moore, 58, foram acusadas de excesso de plástica e de terem se tornado irreconhecíveis em fotos recentes.

"O que ela fez no rosto?", perguntavam no Twitter, ao compartilhar uma foto de Vera. "O que aconteceu com a Demi Moore?". A pergunta era feita mundo afora. "Olha essa quantidade de botox", riam.

No caso de Vera Fischer, as fotos foram publicadas por ela no Instagram, como parte de um ensaio onde ela posa sexy e em ótima forma. Já Demi causou choque ao desfilar para a Fendi, na semana passada. Alguns dias depois, ela publicou uma foto no Instagram com aparência "normal", que foi recebida com alívio pelos fãs.

Deve existir alguma espécie de prazer sádico em ver mulheres lindas "irreconhecíveis", já que essas fotos fazem sucesso e é fácil encontrar listas de "mulheres que você não vai reconhecer depois da plástica" em sites de celebridades. Até eu, confesso, recebi as fotos por amigos no WhatsApp e pensei: "nossa, como a pressão de beleza é cruel!"

A situação dessas mulheres (e de todas nós) é complicada mesmo. Afinal, seremos criticadas se fizermos plásticas ou se não fizermos. A pressão, claro, é muito maior em cima de mulheres que sempre foram beldades, símbolos sexuais. Exemplo: Xuxa é frequentemente criticada por ter rugas. Madonna, por não ter. Ou seja, o problema mesmo é o fato de elas envelhecerem (o que vai acontecer com todas as pessoas).

A própria Vera Fischer já foi criticada várias vezes por ser vista desarrumada, sem maquiagem. Nesses casos, ela também foi chamada de "irreconhecível". O que ela tem que fazer para agradar? Qual a versão "reconhecível" da atriz?" A de 20 anos atrás?

Infelizmente, envelhecer sem ser criticada é algo que poucas mulheres conseguem. Para agradar e envelhecer de forma aceitável, pelo jeito, você tem que fazer algo praticamente impossível: manter o mesmo rosto de quando era jovem, mas sem exagerar na plástica para não ficar "irreconhecível".

Por mais que existam avanços, que hoje a gente converse sobre preconceito contra idade e algumas marcas até usem mulheres mais maduras para venderem produtos, o direito a envelhecer em paz ainda é negado, na maioria das vezes.

A maneira mais fácil de escapar da patrulha da falta de plástica ou do excesso continua sendo uma que não dá para escolher: nascer homem.

Eles, por mais famosos e símbolos sexuais que sejam, podem envelhecer em paz. Suas rugas são consideradas charmosas. É raríssimo um homem virar notícia porque "está irreconhecível". Sim, poder envelhecer é um privilégio masculino. Ainda.