Topo

Morango

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Namorados na vida real, eles fazem sucesso como dupla drag nas redes

Sucesso nas redes, as drags Tatá M. Shady e Olive Oil, são um casal na vida real  - Divulgação
Sucesso nas redes, as drags Tatá M. Shady e Olive Oil, são um casal na vida real Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

02/03/2022 04h00

Juntos, os namorados Thairone Cavalcanti, 28 anos, e Eduardo Kunst, 24, fazem o maior sucesso nas redes, onde são, respectivamente, Tatá M. Shady e Olive Oil. No canal Dragbox, no YouTube, seus vídeos têm mais de 5 milhões de visualizações. Já no Instagram, mais de 176 mil pessoas acompanham de perto o conteúdo cheio de humor e entretenimento produzido por eles. O que pouca gente sabe é que tudo começou por acaso.

Deu match

O casal Eduardo Kunst, 24, e Thairone Cavalcanti, 28, do canal Dragbox - Divulgação - Divulgação
O casal Eduardo Kunst, 24, e Thairone Cavalcanti, 28, do canal Dragbox
Imagem: Divulgação

Thairone e Eduardo se conheceram há três anos, no finalzinho de 2018, por meio de um aplicativo de relacionamento. Eduardo tinha se mudado de Cuiabá para João Pessoa, a mais de 3.000 quilômetros de distância, para estudar gastronomia. E Thairone dava aulas de inglês na cidade.

"Sou de uma cidade lá do interior da Paraíba, chamada Monte Horebe. Eu não conhecia ninguém que fazia drag lá. Comecei a entrar em contato com a cultura drag assistindo a 'Ru Paul´s Drag Race'. E assim fui me desconstruindo. Depois, procurei pesquisar mais a cena nacional e tinha nomes que eu já conhecia, como Silvetty Montilla e Márcia Pantera, que são grandes referências. Me descobri demais na arte drag. É algo que amo, que me acalma. Arte drag é tudo para mim. Sou apaixonadíssimo por cabelo, maquiagem, roupa. Aquela gay bem estereotipada, sabe? Essa sou eu", diverte-se Tatá.

"A Tatá fazia drag desde antes de me conhecer. Foi ela que me apresentou a arte drag e a gente começou a fazer junto", completa Olive.

Saída do armário no Carnaval

A primeira vez que a Tatá se montou foi justamente no Carnaval, num bloco da capital paraibana chamado As Virgens. "No bloco, normalmente é um monte de macho escroto botando um top estereotipando mulher e sendo tóxico para caramba. Mas aproveitei para sair de drag. Quando você se assume drag, é outra saída do armário. E essa foi a minha primeira vez."

Tatá fez sua "estreia" em público em 2018. Antes, já se maquiava, mas ficava em casa. "Confesso que fiquei muito agoniado ao sair na rua com peruca. Fiquei um pouco desconfortável com os olhares, porque esse tipo de coisa não é bem vista, mas estava com os meus amigos e foi tudo bem. Foi ótimo, uma experiência libertadora. De lá para cá não parei de me montar."

Já Olive conta que, quando começou a se montar, não conhecia a cena drag. "Assistia a Lorelay Fox no YouTube e, nessa época, a Pabllo já estava muito estourada, mas as duas eram o máximo de referência drag que eu tinha."

Foi Tatá, aliás, que produziu Olive pela primeira vez. "Me senti belíssima, poderosa. Pode parecer clichê, mas quando você se olha no espelho com maquiagem é muito diferente. Você explora um lado que talvez nem sabia que tinha dentro de você."

Dragbox

Conquistado pela arte drag, o casal de namorados começou a explorar outras possibilidades. "A gente meio que precisava de uma motivação para ficar se montando toda semana. Botar maquiagem e depois tirar não fazia muito sentido. Então, começamos a gravar reviews da temporada que estávamos assistindo de 'Ru Paul's' e falar o que a gente tinha achado de cada episódio.

Começamos a fazer despretensiosamente, uma vez por semana, depois pegamos gosto e passamos a nos dedicar mais. Fazíamos lives todos os dias pela Twitch e produzíamos três vídeos por semana para o YouTube", diz Tatá.

O trabalho, que começou há três anos, atingiu números impressionantes. Só no TikTok, por exemplo, a dupla tem mais de 350 mil seguidores. Além das redes, desde agosto do ano passado Tatá e Olive mantêm o podcast Bem Eleganza, no qual falam de trabalho e também contam histórias pessoais.

"A gente tá em constante crescimento, mas já penou bastante, já ficou chateada por estar se esforçando tanto e não ver resultado. Os bons números são recentes na nossa vida, de uns seis meses para cá. Já passamos poucas e boas nessa internet", aponta Tatá.

O artista recorda que, durante a pandemia, dormia apenas duas horas por dia, conciliando o trabalho nas redes com as aulas de inglês que ministrava. "Era suco de surto, mas a gente nunca teve vontade de desistir. Quando um fica tristinho, o outro magicamente fica para cima. A gente conseguiu fazer e acontecer."

Há seis meses, o casal consegue se dedicar exclusivamente à produção de conteúdo. "Com o canal, a gente viu essa oportunidade e está conseguindo se sustentar, se manter e ter uma vida confortável. Estão aparecendo muitas oportunidades. A gente está realizando vários sonhos", celebra Olive.