Topo

Morango

Biel x Jojo na Fazenda: ele tentou bancar o arrependido, mas ela sacou

A Fazenda 2020: Biel e Jojo estão no final do reality - Reprodução/Playplus
A Fazenda 2020: Biel e Jojo estão no final do reality Imagem: Reprodução/Playplus

Colunista do UOL

17/12/2020 04h00

Em 2016 ele foi denunciado por assediar sexualmente uma jornalista. Em 2018, acusado, pela própria esposa, de agredi-la verbal e fisicamente. Em 2020, foi "premiado" com um convite para participar de A Fazenda.

Se toda essa história fosse fictícia, poderíamos ter uma excelente narrativa com um belo arco de personagem, daqueles de encher os olhos. Um arco de personagem, que é a base de bons enredos, acontece quando o personagem começa como um tipo de pessoa e aos poucos se converte em outra, em resposta às mudanças ao seu redor.

Sabe aqueles tipos injustiçados, que sofrem durante toda a trama e, no final, conseguem dar a volta por cima? Ou vilões que de repente se arrependem das atrocidades que cometeram e tentam reparar seus erros? Em livros, filmes e novelas há milhares de exemplos. E são tantos justamente porque enquanto leitores e espectadores, adoramos histórias com finais felizes, que renovem nossas esperanças em dias melhores.

O arco de personagem de Gabriel foi forçadamente desenhado a partir do convite para a participação no reality da Record. Mocinho injustiçado? Vilão arrependido? Enquanto parte dos telespectadores acreditava na primeira opção, outros apostavam na segunda.

Lipe e Stéfani: redenção

Há excelentes modelos de arcos de personagem nessa edição. Os finalistas Lipe Ribeiro e Stéfani Bays são dois deles. Depois de participações quentes e cheias de confrontos no De Férias com o Ex, da MTV, eles foram colocados frente a frente para um novo duelo - ou para encontrarem a redenção.

Ambos escolheram o segundo caminho, frustrando uma parcela do público que adoraria ver o feno pegando fogo. Ao que tudo indica, os dois superaram as desavenças e evoluíram.

Biel x Jojo

No início, Jojo acreditava na remissão de Biel. E até fez discursos que favoreceram o cantor. Chegou a dizer aos peões que, independentemente da conduta pregressa do funkeiro, ele deveria ser julgado ali apenas pelo comportamento que apresentasse no reality. E não demorou para que Biel mostrasse que sua essência permanecia a mesma.

Arrogante, numa conversa com alguns peões, ele menosprezou a trajetória de Jojo: "Ela chegou agora, tem 2, 3 aninhos de carreira. Ela tem 1 hit, cê tem 6", bradou, sobre si mesmo, em terceira pessoa.

Em outro momento, comparou Jojo e Mirella. "A Mirella brilhou! Tacou a bunda pra cima e pra baixo e todo mundo olhou, os homens tudo babando!.. A Jojo causaria isso em alguém?", indagou, numa clara demonstração de gordofobia - pra dizer o mínimo.

Para além disso, Biel foi um dos algozes de Raíssa, colega de confinamento que tem Borderline (um transtorno de personalidade que inclui sintomas como instabilidade emocional) e explorou ao máximo a fragilidade da modelo.

E na tentativa de angariar a simpatia do público, o funkeiro protagonizou um romance absolutamente blasé com Tays - a quem disse inúmeras vezes e com todas as letras que não manteria o relacionamento após o reality.

Jojo, com sua personalidade forte e aguerrida, extrapolou alguns limites, é verdade. E cometeu excessos, especialmente em brincadeiras impróprias com Mateus e Mariano. Monopolizou a cozinha. Muitas vezes agiu como um general. E também como uma mãezona. Rainha absoluta dos memes, ela foi a patroa dessa edição. E merece esse reconhecimento.