Topo

Marina Santa Helena

Afinal, existe moda na pandemia? Mas o que é a moda sem as ruas?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

18/07/2020 04h00

A primeira coisa que pensei quando recebi o convite pra escrever essa coluna foi aquele meme do "credo, que delícia!". Credo porque sou só mais uma das milhões de mulheres que está sobrecarregada nesses tempos estranhamos que estamos vivendo. Que delícia porque falar de moda e pensar nesse sistema como um todo são coisas que me fazem brilhar os olhos - tanto que logo esqueci do credo e tratei de começar a escrever.

Se você está lendo esse texto sem ter a menor pista de quem eu sou, muito prazer. Sou a Marina, consultora de estilo e podcaster no Um Milkshake Chamado Wanda e no Estilo Possível. Nesse último falo de temas relacionados ao mercado de moda, e também sou pesquisadora e mestranda em moda e têxtil.

Então, sim, correndo o risco de parecer repetitiva: moda é um assunto que me agrada MUITO. Mas confesso precisei de um tempo para entender como eu ia abordar esse assunto enquanto vivemos uma pandemia global, uma crise política e econômica sem precedentes e nossa saúde mental está em frangalhos.

Nos últimos meses fomos, obrigados a nos isolar do mundo, das pessoas que a gente ama, dos amigos, familiares, colegas de trabalho. E, nesse isolamento, tivemos que olhar mais para dentro, numa espécie de meditação forçada. Esses dias estava lendo uma entrevista com uma psicóloga especialista em estresse e trauma e ela disse que esse momento é o "maior experimento psicológico da história". Não tem como sair ileso. Mas também nem vou me alongar muito nisso porque você já deve estar cansado de saber.

O ponto é que no meio disso tudo, decidi que a melhor coisa a fazer era observar. Dei uma pausa no Estilo Possível, parei com a consultoria de estilo, profissão que escolhi há seis anos, comecei a estudar mais e fiquei aqui refletindo.

Afinal de contas o que é a moda sem as ruas? Sem as relações que a gente estabelece ao vivo?

Ainda tô tentando entender e resolvi escrever aqui e voltar com o podcast porque acho que podemos fazer isso juntos.

Então, essa não é só uma coluna sobre roupas, sobre quais vão ser as novas tendências de primavera ou que bolsa as pessoas vão comprar nesta temporada. Ela é sobre como a moda e o estilo estão presentes na vida das pessoas. É sobre você, que veste as roupas e é muito mais importante que elas. E é principalmente sobre as transformações pelas quais a nossa sociedade está passando e como tudo isso se relaciona com o jeito que a gente consome, com o jeito que a gente vive.

Minha ideia aqui é, por meio da dita influência digital, ser uma ferramenta para trazer para a discussão algumas das dores e questionamentos, tanto do grande público quanto das minorias, que muitas vezes, não estão nas grandes rodas de conversa da indústria.

Se você está chegando aqui agora, seja bem-vindo! Sinta-se à vontade para interagir, trazer depoimentos e contribuição de temas pelos comentários ou por email (estilopossivel@gmail.com).