Topo

Maqui Nóbrega

Nem sempre seus pais sabem o que é melhor pra você

Luke Skywalker sabe bem: é ok discordar de seus pais   - (Fonte: Reprodução)
Luke Skywalker sabe bem: é ok discordar de seus pais Imagem: (Fonte: Reprodução)

Colunista do UOL

25/08/2020 04h00

Sei que o que eu vou escrever aqui hoje não é fácil de ler e muitas pessoas passam a vida inteira sem conseguir assimilar essa informação, mas la vai: ligação de sangue não é passe livre.

Explico! Já li muitos casos de crianças, adolescentes e, pasmem, até adultos, sofrerem com a opinião da própria família sobre um infinito número de coisas. "Minha mãe vive falando que sou gorda", "meu pai não aceita a faculdade que eu quero fazer", "minha vó não fala mais comigo porque sou gay". Eu mesma recebo mensagens assim quase diariamente, principalmente de mulheres que não conseguem lidar com a culpa de discordar das pessoas que lhe deram a vida. E olha que dei exemplos até leves, perto das coisas que já li.

Bom, podemos começar por aí, afinal, ninguém pediu pra nascer. A escolha de botar um ser humano no mundo (quando deu tudo certo e foi uma escolha mesmo) é de uma ou duas pessoas que, até então, você nem conhece, porque você não existe! Mas ok, você nasce, cresce, começa a pensar, aprende e forma ideias e conceitos próprios, tem a SUA vida. Se a pessoa é criada de forma amorosa e, mais importante, respeitosa, inevitavelmente, se torna um ser pensante. E um ser pensante questiona.

Sua mãe, seu pai, seus avós e tios são seres pensantes também, mas eles não pensam por você. Mesmo quando você era uma criança e as decisões sobre a sua vida vinham desses adultos, os seus pensamentos eram livres e eram SEUS. Ali pelo final da infância, começo da adolescência, quando a gente tem mais firmeza para discordar, descobrimos que nossos pais não são os donos da razão e muito menos têm todas as respostas.

Quanto mais cedo você descobrir que seus pais não são super-heróis perfeitos, mais fácil será a sua vida. Sério! Eu realmente acredito que desconstruir a imagem dessas duas pessoas tão importantes, é um dos caminhos para a felicidade. Quando se entende que mamãe e papai são pessoas iguais você, cheias de falhas, defeitos, fraquezas, tristezas, incoerências, isso tira um peso desnecessário de opiniões deles que não se encaixam na sua vida. Nem sempre eles sabem o que é melhor pra você. E tudo bem! No fim, quem tem que saber mesmo é você.

Meus pais me criaram para o mundo, não para eles, e eu sou muito grata por isso. Porque sim, dá pra ser grata pelo o que se tem, sem sentir que tem uma dívida eterna a pagar. Eu não sinto que devo a vida à minha mãe e, para retribuir, tenho que acatar tudo que ela diz ou acha. Essa culpa cristã eu não carrego - e foi ela mesma quem me ensinou isso! Se você der sorte, sua mãe pode ser uma mulher foda que você admira, respeita e ama. Mas ela não é sagrada.

O que eu quero dizer é: seus parentes de sangue não tem passe live para dizerem o que bem entendem só por causa dessa ligação. E sei que racionalmente é fácil ler isso e concordar comigo. Mas na prática, se você foi ensinada a sentir essa culpa, pode ser bem difícil se libertar. Aliás, só ler isso também não adianta, é necessário um mergulho em quem você é. Terapia, gatas, terapia!

É óbvio que família é importante, é o que faz a gente se sentir pertencente. Mas se a família que te botou no mundo faz de tudo para te destruir, procure outra. O sangue é apenas um detalhe.