Topo

Maqui Nóbrega

Revi "500 Dias Com Ela" e posso afirmar: personagem de Joseph não é vilão

Em "500 Dias com Ela" tanto Tom ( Joseph Gordon-Levitt ) quanto Summer (Zooey Deschanel) são vítimas de clichês nos relacionamentos - Divulgação
Em "500 Dias com Ela" tanto Tom ( Joseph Gordon-Levitt ) quanto Summer (Zooey Deschanel) são vítimas de clichês nos relacionamentos Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

21/07/2020 04h00

Semana passada, um tweet do ator Joseph Gordon-Levitt viralizou e causou! Joseph, que interpretou o completamente iludido Tom em "500 Dias Com Ela", comédia romântica indie clássica de 2009, deu RT no post de uma pessoa que dizia que o verdadeiro vilão do filme era Tom, não Summer, como geral acha. Aliás, não é a primeira vez que ele fala isso! Faz anos que Gordon-Levitt alerta os cegos apaixonados que não se conformam com a crueldade de Summer em simplesmente…não querer ficar pra sempre com Tom.

Joseph, eu te adoro, mas desculpa, eu discordo de você. Por causa do tweet, revi o filme ontem e declaro aqui: nem Tom e nem Summer são vilões. Na verdade, diria que os dois são vítimas! Ele, da ilusão do amor-eterno-alma-gêmea-estava-escrito-nas-estrelas Hollywoodiano (irônico, eu sei haha), e ela, da ideia de que no fim, é um casamento mesmo que todos estão procurando.

Ainda bem que hoje em dia a gente já tá esperta e não cai mais no formato batido desse tipo de filme, mas rever "500 Dias Com Ela" procurando traços de um vilão em Tom foi um intensivão do que NÃO fazer em um relacionamento amoroso, então apresento a vocês…

As 5 lições de Tom Hansen para não cair em roubadas:

1. Quando a pessoa te falar "eu não quero nada sério", acredite. Se você também não quiser, mara, se você quiser, cai fora ou entra no jogo com isso em mente. Não vai poder reclamar lá na frente que não foi avisada!
2. Só porque a pessoa gosta da mesma banda esquisita que você, não quer dizer que ela é sua alma gêmea. Esse é um ótimo conselho que a irmã de Tom dá pra ele no filme. A irmã de 11(!!!) anos.
3. Não peça uma garantia de que a pessoa não vai mudar de ideia sobre ficar com você. Isso não existe! Todo mundo é livre pra mudar de ideia, de um minuto pro outro até. Isso não é ser cruel, é ser honesto!
4. Se você quer muito saber o que a pessoa está pensando ou sentindo, pergunte. E ouça. Essa é inovadora, hein?
5. E finalmente, se até seus amigos já sabem que você está reprisando "mais um término daqueles", talvez ficar um tempo sozinha antes de eleger uma nova alma gêmea seja inteligente!

Tom Hansen é só um cara que projetou na Summer tudo que ele achou que a alma gêmea dele devia ser. Tom Hansen é o motivo pelo qual decidi escrever sobre esse tema toda semana aqui em Universa. Não sejamos Tom Hansen!

Beijo,

Maqui

Ps: de mocinho que na verdade é vilão, as comédias românticas estão cheias, mas falamos disso mais pra frente, combinado?"