Topo

Juliana Borges

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Além de preço justo, bons profissionais oferecem escuta e transparência

Se por um lado há problemas em torno de valores até três vezes mais altos para um casamento, por outro, há profissionais incríveis que encontramos no caminho - iStock
Se por um lado há problemas em torno de valores até três vezes mais altos para um casamento, por outro, há profissionais incríveis que encontramos no caminho Imagem: iStock

Colunista de Universa

18/07/2022 04h00

Na coluna da semana passada, dividi com vocês as angústias financeiras e a dinâmica ruim com alguns fornecedores para o casamento. Mas, como nem tudo é só tristeza, decidi também falar sobre as boas experiências que tenho nesse processo. Se por um lado há problemas em torno de valores até três vezes mais altos para um casamento, por outro, há profissionais incríveis que encontramos no meio do caminho. A coluna dessa semana é o meu obrigada para essas pessoas e vou dividir aqui, também, duas ótimas experiências.

A primeira experiência boa foi com a fotografia. Essa era uma questão que me assombrava. Particularmente, eu adoro fotografia, considero uma das artes mais sensíveis e com um poder imenso, porque captura e registra memórias. Para o casamento, eu não quero nada muito clichê e quero algo autoral, sensível e afetuoso, que evidencie as trocas e somas de amor entre o noivo e eu e entre os convidados e convidadas. Nesse caso, além de eu já conhecer profissionais incríveis, eu tive a sorte de conseguir uma parceira de troca pessoal e que conheço há anos.

Ainda estamos fechando os detalhes de valores, mas já me senti super respeitada no processo. Logo de cara, me foi apresentado que seria preciso uma equipe e o papel de cada um de seus integrantes. A proposta de vídeos e como eles seriam editados e pensados de acordo com o que solicitei, com bastante lirismo.

O que quero dizer é que tudo me foi apresentado bem às claras, de forma muito bem explicada e com bastante cuidado. Equipe, valores, ponderação inflacionária, explicitação de riscos, cronograma, proposta de roteiro e história a ser contada. Há muitos profissionais com esse cuidado e acolhimento, com a disposição de troca mais próxima com os noivos, captando cada um dos seus desejos e jeitos para que isso seja transposto no registro do momento. Nessa parte, o custo-benefício está sendo imenso e sou só gratidão.

Lembrancinhas bem escolhidas

A segunda experiência ainda está sendo, mas também em diálogos com muito respeito e generosidade: sobre as lembrancinhas para o casamento. Eu fiquei muito tempo martelando sobre o que seria, confesso que ainda estou bem indecisa quanto a isso, mas estou, agora, entre três opções. E, puxa, todos os fornecedores que acionei estão sendo incríveis. Até em um dos casos, que eu perguntei sobre a possibilidade de desconto, a resposta e a solução vieram de modo tão carinhoso que quase me arrependi por ter pechinchado.

Alguns até me falaram do processo de produção das lembrancinhas, como selecionam os materiais pensando em durabilidade, expressão do "espírito" dos noivos e da festa. Ou seja, foi-me apresentado passo por passo tudo que envolveria em custos, os resultados que seriam almejados e alcançados. Ainda não "bati o martelo", mas estou me sentindo bem segura no que quer que eu escolha.

Essas duas experiências são dois exemplos, de muitos outros, sobre bons profissionais no mercado e que resolveram estabelecer um tipo de atendimento que envolve premissas que, para mim, são bastante importantes: escuta, transparência, cuidado, afeto, sinceridade e a busca de não apenas um produto final de excelência, mas de uma troca prazerosa com os contratantes --no caso, mais especificamente uma noiva apreensiva e bastante indecisa.

Sigo em surto sobre as outras experiências ruins até aqui. Mas, não quis ser injusta, muito menos deixar de explicitar e dar visibilidade ao que de bom e belo está acontecendo nessa jornada. E que bom que há profissionais assim: prontos para estabelecer um canal de diálogo e parceria com clientes tão desejosos e ansiosos quanto noivos e noivas. Obrigada.