Topo

Juliana Borges

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vestido branco? Liberte-se dos padrões ao escolher a roupa de seu casamento

jacoblund/Getty Images/iStockphoto
Imagem: jacoblund/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

28/02/2022 04h00

O vestido da noiva é um show à parte. Por mais que o casamento seja um dia dos dois, como já defendi aqui e acredito, é inegável que há um frisson em torno disso tanto por parte da noiva, quanto por parte dos convidados. Esse acaba sendo um tema sempre, principalmente nos papos com as amigas e com familiares e a nossa ansiedade vai às alturas.

A única coisa que eu soube, quase que imediatamente, quando decidimos casar é que gostaria que meu vestido fosse leve. E que casaria de tênis.

Gente, se tem algo que eu abandonei há anos e tenho verdadeiro pavor é salto alto. Acho lindo de morrer nas pessoas, mas desaprendi totalmente como andar centímetros acima da minha altura real de modo equilibrado e sem pensar que estou sendo torturada. Então, vamos de tênis. O tema será boteco, como já disse, e isso ajuda bastante em conseguir buscar um modelo de vestido despojado.

Mas como você faz para pensar o vestido? Se, por um lado, eu saberia que queria um modelo despojado; por outro, recebi tantas referências que cheguei a paralisar por um tempo. E em um nível que eu sequer consegui falar para a estilista que escolhi sobre ideias, nem de cores.

Eu precisei de um tempo para pensar e que comecei por dizer um "basta!" bem grande para mais referências. Parei de buscá-las em todo canto, porque estavam começando a me confundir e me deixar mais ansiosa.

Fiquei algum tempinho sem voltar no tema e me focando em outros aspectos e questões do casamento para serem resolvidas. Esse distanciamento, se é que é possível assim chamá-lo, foi bem importante. Quando cheguei o mais próximo do que queria, comecei a tomar decisões mais assertivas e firmes sobre o vestido.

Algumas questões foram importantes para mim. Por exemplo, vou amar o vestido quando olhar as fotos daqui alguns anos? Para mim, a atemporalidade do vestido é muito importante. Mas isso faz parte do meu estilo, outro ponto da minha característica, que não se liga muito em tendências, em modas, etc. E isso me levou ao outro ponto: sou romântica? Prefiro algo mais moderno? Eu, particularmente, gosto de coisas mais minimalistas e isso acabou sendo um ponto para mim.

Uma questão que acho fundamental da gente conversar aqui: não se limite em relação as cores. Essa história de vestido branco é recente, do ponto de vista histórico. Há alguns séculos, noivas usavam vermelho, dourado e até preto. O que importava nesse período era o luxo da roupa, quantas pedras preciosas o vestido carregava, posto que isso demonstrava posses e riquezas da família.

Esses tempos, vi, em uma série de streaming, uma noiva que se casou de preto e estava deslumbrante. Mas, ainda hoje, o branco não é uma unanimidade global. Em países como a Indonésia, Peru, Paquistão e Índia, as cores, e super variadas, são muito utilizadas, além de muitos bordados.

Há muitas histórias sobre as origens do branco: alguns falam da união de Napoleão Bonaparte e Josefina, que vestiram branco; outros vão mais longe na história e remetem a Mary Stuart, da Escócia, que usou branco em alusão ao brasão da família materna; há, ainda, referência a Maria de Médici, da França e Navarra, que, no século XVII, casou-se de branco e dourado.

Mas a história famosa mesmo, até pelo romantismo que carrega, é da Rainha Victória do Reino Unido, bisavó da Rainha Elisabeth, que casou-se no século XIX, com uma coroa de flores e por amor. Algo nada usual para o período e para famílias aristocratas. Hoje, já temos visto mais variações de cores, ainda que discretas. Mas, seja livre! Esse é o mais importante.

Não se prenda a padrões do vestido. Quem disse que precisa ser bufante, de determinado comprimento, etc? Já pensou que, se você optar por algo mais despojado, pode se casar de calça? Pois, então. Tudo é possível no seu dia e da sua companhia.

Preste atenção nos detalhes do contrato com quem fará seu vestido e garanta possibilidades de ajustes, garantias. Ou, se for alugar, repare em cada detalhe para que o vestido esteja perfeito para você. E, por fim, esteja atenta à época, estação e horário em que a cerimônia será realizada para pensar tecidos, decotes, se será necessário algum complemento para te proteger, se mangas compridas ou em ¾ e por aí vai.

Mas essas são algumas dicas e trocas, apenas. Se tem uma coisa que estou aprendendo e reafirmando cada vez mais nesse processo é: faça tudo do jeito que você quer e do jeito que pode fazer. É você e sua companhia que precisam estar feliz nesse dia.