Topo

Juliana Borges

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cores, local, estilo: dicas para definir o tema do seu casamento

Rawpixel/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Rawpixel/Getty Images/iStockphoto

Colunista de Universa

14/02/2022 04h00

Tá certo, decidimos casar. Mas, como vai esse casamento? Quais as cores escolhidas? Vai ser mais formal?
Há pouco tempo, talvez fossem impensáveis algumas perguntas sobre a cerimônia e a festa de casamento. Havia um script já um tanto definido: a noiva de branco, ninguém pode usar preto, cerimônia civil um dia antes, cerimônia religiosa na igreja, festa em algum salão de festas depois. Claro que sempre existiram as noivas despojadas, que fugiram daquela regra. Mas, me parece que, hoje, a gente até se surpreende se o casamento for mais tradicional - ao menos, no meu círculo de amigos.

Uma das primeiras coisas das quais recebi conselhos foi: defina o tema do seu casamento. Eu confesso que fiquei um pouco perdida no começo. A única coisa que eu tinha certeza era de que não queria algo tradicional. Primeiro, porque nem minha mãe nem meu padrasto estão entre nós fisicamente; e, segundo, porque não parecia muito o meu estilo.
Nada contra se você queira uma coisa mais tradicional.

Mas, pense bem na minha situação: passei um bom tempo achando que não casaria. Uma boa parte disso, por convicção. Numa outra parte desse tempo, por decepções. Nunca fui muito afeita a práticas cerimoniosas, a tradicionalismos. Sempre achei que essas coisas existem para serem questionadas, desafiadas. Afinal, quem define o que é tradicional? Isso soa como algo que serve a uma moral, a uma ideia de "tradicional família brasileira" absolutamente retrógrada. Daí, então, por que fazer algo tão pasteurizado?

Depois de um tantinho de tempo pensando, analisando variadas possibilidades, buscando ideias e com a ajuda do Anderson, meu noivo (sim, ele tem nome! hehe), que também não queria nada tradicional, decidimos por um tema que tem muito da nossa cara: boteco. Queremos algo despojado, em que as vestimentas possam ser leves e confortáveis, um ambiente bem descontraído e informal.

Eu vou falando para vocês as coisas indispensáveis, pelo menos para nós, para esse tipo de casório, conforme formos avançando a conversa por aqui. Mas, claro, música de boteco é uma coisa que não abrimos mão, por exemplo. Aquele amigo meio bêbado, meio alegre demais, que pede para descer mais uma no balcão, também teremos. Mas, tem várias outras coisas interessantes que quero compartilhar aqui.

Mas, para que você não fique tão perdida, que tal começar a pensar nas cores? Para além do tema geral, também é importante definir uma paleta de cores, seja para suas madrinhas e padrinhos, seja para a decoração da festa. Acho que posso dar alguns caminhos que adotei, antes do grande tema ser estabelecido.

  • As cores. Vocês podem optar por variadas cores. O importante é combinarem entre si e serem cores que vocês gostam. As cores também evidenciam muito do clima que o casal quer para o casamento: se mais sóbrio ou mais extrovertido. Se você gostar de natureza, por exemplo, como eu, e regiões montanhosas, pode escolher folhagens, tons terrosos;
  • O local. Esse item pode influenciar bastante na dinâmica e clima que vocês querem e no tema que vocês definirem. Se mais tradicionais, há salões de eventos todinhos preparados em infra-estrutura para casamentos (da cerimônia à festa). Se mais despojados como nós, vocês podem escolher locais inusitados ou até mesmo um bar que tope a empreitada com vocês. Se vocês quiserem praia, esse local influenciará tudo, das cores, ao clima e momentos do casamento;
  • Estilo do casamento. Perceba como tudo se interconecta. Se você definir que quer casar na praia, seja na areia ou em um local que tenha vista para o mar, o estilo do casamento será bastante influenciado por isso, acredito. Mas o mais importante é que o estilo escolhido reflita algo que vocês se identificam, sobre algo que vocês gostem de fazer juntos, etc.;
  • Estação do ano. Pode parecer que não, mas a época em que vocês irão casar também pode ser um ponto de partida para definirem os temas. Imagina casar na praia no inverno ou em um período super frio? Não, né? Pois, então.

Basicamente, eu refleti a partir desses 4 primeiros passos para definir como quero meu casamento. Assim, o tema escolhido foi boteco; a estação do ano, primavera; as cores, mais alegres, ainda que em tons mais para o pastel; e o local, ainda estamos em obras. rs

No fim, o importante mesmo, mesmo, é que vocês se sintam bem, satisfeitos e felizes com o casamento e mais ninguém. A festa é de vocês. Então, que cada cantinho desse momento seja exatamente como vocês.