PUBLICIDADE

Topo

Fabi Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A maior tendência de beleza é se jogar em você

Em 2022, seja a mulher que você quiser. Que tal se arriscar um pouco? - CoffeeAndMilk/iStock
Em 2022, seja a mulher que você quiser. Que tal se arriscar um pouco? Imagem: CoffeeAndMilk/iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fabiana Gomes

Fabi Gomes é maquiadora e bonne vivante ? gosta de das coisas boas da vida, como artes, literatura, sexo, cinema, culinária, viagens. Está sempre atenta ao poder transformador e aos rumos da beleza.

Colunista do UOL

14/01/2022 04h00

O mundo literalmente se acabando em barranco, mas vamos dar uma mergulhadinha naquele belo escapismo. Bora falar sobre as tendências de beleza pra 2022.

As maiores cartomantes das belezas apontam o blush como um dos grandes bonitinhos do rolê. E, olha só, vale soltar as amarras da imaginação e esquecer aqueles almanaques mofados de "certo e errado". Pode dar uma pirada. Você já me viu por aí falando pra posicionar o blush no lugar onde você cora naturalmente? Pois é, bobagem, esquece. Já deve ter visto profissionais da make fazendo complexas cartilhas sobre qual cor de blush é mais indicada para diferentes tons de pele, né? Faz uma bolinha de papel com essa info e atira na lata do lixo.

Diz que, agora, o que liga é usar qualquer cor de blush e posicionar como queira! Assim mesmo? Livrona, sem regra, nem compromisso com a perfeição? Aham, assim memo. O Tik Tok até já viralizou um lance com uns blushes roxos e tals. "Ah, mas isso é demais pra mim. Acho horrível...", alguns podem dizer. Então, não faça. Deixe pro pessoal que vive em telas, de 15 em 15 segundos.

De todo modo, por que não dar uma transgredidazinha na correção do seu blush habitual? Deixe de ser empedernida, garota. Aproveita que aquela vidinha de reuniões por vídeo vai voltar por um tempo e se joga nas experimentações. Dá uma animada nesse pessoal do Zoom.

Outra tendência muito massa é a de adornar o rosto. "Euphoria" voltou pra uma nova temporada na TV e aí já viu... Mantenha a pele da maneira como faz habitualmente e, na hora de eleger o grande tchan tchan tchan da tua maquiagem, pira num adorno. Pérolas, pedrinhas brilhantes, strass, estrelinhas, coraçõezinhos...

Cola num dos tantos armarinhos da tua cidade e se joga! Não, essa tendência não vai te infantilizar. Tudo depende das tuas escolhas. Imagina apreender aquele delineador elegantão num caminho de minúsculos brilhantes? Olha que coisa chic! Pensa no teu rosto como superfície apta às artes decorativas. É isso.

Tem uma galera apostando no retorno triunfal do gloss. Bocas vinílicas! Lábios cristalizados, suculentos, bezuntados... Gosto sempre de associar com comida, veja só até onde a glutonice (ops, glutonaria) alcança. Mas tenho dúvidas sobre se essa pega mesmo. Acho que ainda vamos usar máscaras por um bom tempo. Por enquanto, vou manter meu batom vermelho opaco debaixo da máscara mesmo, menos trampo.

Há toda uma população que não tá nem aí pras tendências e vai seguir seu bailinho de boa na lagoa. Em paz, com a make de sempre, talvez substituindo um ou outro item por uma opção mais avançada em termos de tecnologia. Tudo certo. Clássicos serão clássicos e peidam elegantemente para algumas tendências.

Movendo ligeiramente para o campo ideológico, uma outra tendência apontada é a de prestar atenção nas ações e discursos das marcas, sacar se de fato ornam, se são coerentes. A marca se diz clean beauty? Hum, e compra de distribuidores clean beauty também? Vai de ponta a ponta na pesquisa. Seja linda.

Para encerrar, mais uma: cores vibrantes e formas audaciosas também parecem ser um dos caminhos possíveis para a beleza em 2022. Para essa tendência, a regra é "se aparecer" com fé. E eu já quero chegar na padoca com delineador vermelho fora da cabeça e pedir meu pão na chapa com pingado, como se nada. Deixe que falem!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL