Topo

Fabi Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Venha, boy, venha pegar umas dicas de maquiagem pra você arrasar no rolê

Dá pra disfarçar olheiras antes daquela reunião no Zoom - Instagram/Gucci Beauty
Dá pra disfarçar olheiras antes daquela reunião no Zoom Imagem: Instagram/Gucci Beauty

Colunista de Universa

07/03/2021 04h00

Hey, boy! Tá tenso, porque tem pensado em usar make quando observa tua imagem nas intermináveis reuniões via Zoom e afins? (sim, chamamos de make, de modo íntimo, vai se acostumando)

Você, que é hetero: suas olheiras têm te causado crises de ansiedade? Essa preocupação tem sido um pesadelo em relação à sua sexualidade? (não que as bees devam usar maquiagem obrigatoriamente ou se sentir à vontade a respeito do tema, mas hoje meu papo é mais com os heteros cis)

Então, vem aqui, vamos começar com um exercício de relaxamento. Olha, nada a ver, viu? Colocar maquiagem não vai definir ou interferir na sua orientação sexual. Pode vir comigo nesse tutorialzinho de como dar aquele axé, aquela garibada no teu visual.

E, se te faz mais relaxado ainda, garanto que, em geral, todos os boys que vão pra frente das câmeras usam maquiagem. E vale pra todo mundo: seja na novela, telejornal, no programa de variedades e até naquela mesa redonda pós-jogo. Nos desfiles de moda, todo elenco de meninos recebe essa benção do pessoal da maquiagem também.

E não tô falando de maquiagem conceitual e da maquiagem performática do palco, coroada por artistas como David Bowie, Brian Molko, Robert Smith e tantos outros. Refiro-me a um lance que, em inglês, chama grooming. Em tradução literal, seria classificado como "asseio". Aqui, tomarei a liberdade de chamar de organização, magia, benção.

Agora, sem mais delongas, vamos tratar da sua magia, boy.

Pra deixar a pele com cor e textura mais uniformes, usamos base, beauty balm com cor ou, ainda, um protetor solar tonalizado (amo essa opção). No caso de optar pela base e, se ainda estiver interessado no efeito natural, minha sugestão é que opte por acabamentos mais naturais. Se, por acaso, você já comprou ou tá emprestando a base de acabamento opaco de alguém aí na tua casa, sugiro que misture com uma água termal ou hidratante. Pensa em 2/3 da base opaca para um 1/3 hidratante ou água termal. Se sua base, balm ou protetor já for de acabamento natural, vamos direto para a aplicação.

Na hora de aplicar, coloque uma quantidade que lembre o tamanho de uma castanha do Pará da palma da mão. Em seguida, esfregue uma mão na outra e espalhe por todo rosto como se fosse um hidratante, um creme mesmo. Nesta etapa é importante que sua pele esteja limpa e já hidratada. Não quero complicar. Tenha em mente o seguinte: se tua pele estiver meio opacona, esturricada, não aplique o produto de cor, que nesse caso é a base/balm/protetor.

Se a pele tiver opaca demais, você vai precisar hidratar mais antes de partir para aplicação dos produtos com cor. Do contrário, você corre o risco do produto ficar bizarro, craquelado, à mostra. E, se entendi bem, você só quer ficar mais bonito, sem mostrar os produtos que usou, certo?

Observe o rosto todo e tudo de pele que está à mostra - pescoço, colo, orelhas e braços. Temos harmonia de cor e textura? Se sim, segue o baile. Se não, entenda se você precisa de mais produto ou se o produto aplicado ficou "parado" em algum lugar. A ideia é que isso aí, essa cobertura feita, seja "lida" como tua pele, a melhor versão dela, como tua "superpele".

Agora, observe as olheiras. Olheiras? Tem tipo uma mancha mais escura abaixo dos seus olhos? Ela pode ser meio castanha ou arroxeada. Se sim, isso aí é olheira, meu filho. Elas são as responsáveis pelo fato das pessoas te acharem sempre cansado, insone e triste. Nessa etapa, você vai precisar da ajuda de um profissional para encontrar a cor certa para camuflar ou amenizar a região. Isso vai depender do teu gosto - camuflar é esconder totalmente, já amenizar é autoexplicativo. Sugiro que peça por um produto de longa duração, assim você não corre o risco de vincar (acumular e marcar as linhas da pele). Com a cor certa em mãos, aplique pontualmente sobre a região mais escura. Por pontualmente, entenda um caminho de pontinhos mesmo. Evite aplicar o corretivo além das olheiras, já que esse é um produto mais potente, com maior poder de cobertura. Você quer ficar natural, lembra?

Use o dedo anelar (o "seu vizinho") para dar leves batidinhas com produto sobre a área. Evite movimentos de arraste, para não agredir a pele mais fina do teu rosto. Além disso, deste modo, você também mantém o produto só onde ele precisa estar.

Dá uma olhadinha, lindo. Você já não tá bem mais lindo e com o aspecto geral mais relaxado? Pois é. Vamos para o pó. Ele vai ser importante, porque, se o senhor usa uma luz artificial para suas reuniões e rolês digitais, tipo ring light ou afins, a probabilidade da tua pele brilhar demais e ficar com aspecto de oleosa, de fritura de boteco, é enorme! "Ow, Fabi, não tenho luz..." Então, tenha, amadinho. Isso já vai te ajudar demais a aparecer bem melhor na tela, afinal, você estará iluminado. E quer saber o melhor? Com a iluminação adequada, você vai precisar de uma quantidade ainda menor de produto.

Estamos nos encaminhando pro fim. Olhe o todo. O que mais precisa de uma ajudinha? Você pode pentear as sobrancelhas para que fiquem organizadas e, se tiver falhas, existem produtos que já vêm tonalizados. Você organiza e põe cor ao mesmo tempo. Penteie na direção do crescimento natural dos fios. Se tiver barba, vale pentear também. Tá falhada? Se joga nesse gelzinho arrasador aí para preencher. Antes de aplicar o produto no rosto, tire o excesso da escovinha na própria embalagem. Desse modo, você evita os excessos.

E essa boca linda, como tá? Toda esturricada, ressecada? Vamos aplicar um hidratante aí. "Fabi, minha boca tá estrupiada mesmo, despelando e tals". Eita, rapaz! Então, você pode misturar um pouquinho de um hidratante labial cremoso (pensa na quantidade do tamanho de uma porca de parafuso pequeno), com meia colher de café (a menorzinha) de açúcar. Essa misturinha vai esfoliar os lábios e retirar a pele morta enquanto renova a superfície da pele. Retire a mistura e reaplique uma pequena quantidade do hidratante labial puro. Pensa que os lábios precisam imprimir suculência e saúde, não dar a impressão de que você comeu coxinha.

Prontinho! Se acabar pegando gosto pelo grooming, cola aqui e com o tempo você vai aprender como usar o curvex e, se pah, como fazer aquele delineador tripinha pra levantar o olhar suavemente.