Topo

Ana Paula Xongani

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sim, nós também temos uma escultora de cabelos!

Jacy Carvalho é afrohairstylist - Reprodução/Instagram @jacycarvalho
Jacy Carvalho é afrohairstylist Imagem: Reprodução/Instagram @jacycarvalho

Colunista do UOL

23/12/2021 04h00

Eu já trouxe aqui, em outra coluna, a Letitia Ky, uma "escultora de cabelos" maravilhosa. Algumas pessoas me perguntaram se temos alguém que faz isso por aqui também, então vou aproveitar a publicação de hoje para apresentar a vocês mais uma artista: a linda e maravilhosa Jacy Carvalho, nossa "estilista de cabelos afro".

Porque sim, é legal ver as coisas lá fora, em todo lugar, aquela coisa toda do sétimo território (aliás, vou falar mais sobre isso em uma próxima coluna), mas vamos também falar de quem está aqui pertinho, sendo incrível no mesmo território que a gente.

Recentemente, a Jacy lançou em seu canal um vídeo bem bonito e importante com o YouTube Originals, e esteve em várias revistas e programas de TV falando sobre seu trabalho e sua trajetória.

A criação dela que me chamou muita atenção foi a escolha que fez para o seu casamento, uma escultura de tranças.

Sério! Que lindo! Que lindo! Que lindooooo!

Com sua arte, Jacy traz uma ampliação de possibilidades muito interessantes para os cabelos crespos, saindo de lugares conhecidos (que são lindos também, claro). É uma parada de diversidade capilar, que evolui o debate mesmo.

Enquanto a gente está falando da pluralidade a partir dos cabelos naturais, tranças, laces, alisados, cacheados, crespos, etc., ela leva a questão para a modelagem mesmo, a modelagem dos fios, dos cabelos crespos. Claro que ela também é diversa, usa vários cabelos, mas a modelagem de cabelo crespo ficou como uma marca pra mim, sem dúvida.

Além disso, ela tem uma loja de cabelo, e nada mais apropriado que um negócio com este perfil, para uma artista como ela, que faz o que faz.

Além de empreendedora nata, ela está há anos ensinando as pessoas a como cuidar do próprio cabelo, fazer os próprios penteados. Uma coisa que a gente pensa que às vezes é muito difícil e ela ensina de forma impecável.

Fica de olho! Os penteados dela estão em vários lugares. Casamentos, revistas, passarelas, no Brasil e no mundo. Se não conhece, corre pra conhecer!

Ela tem muito a contribuir nesse lugar da estética, de trazer novas perspectivas, novos horizontes, de ampliar possibilidades e de principalmente, ser um reforço de que tudo é possível num cabelo crespo.