Topo

Ana Canosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5% ou 100%: nível de bateria do celular influencia match em apps de namoro

Freepik
Imagem: Freepik

Colunista de Universa

23/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando você busca uma parceria em apps como Tinder, Happn, Grindr ou similar, é provável que avalie características como idade, gênero, orientação sexual, atributos físicos, aparentes traços de personalidade e estilo de vida - o que se pode obter como suposição através de fotos e descrições de perfil.

Posição política também tem entrado nessa lista de características desejáveis ou não, para que o interesse em manter a conexão se dê. Mas você já imaginou que o nível de bateria do seu celular pode influenciar nessa decisão? Sim. Pesquisadores canadenses perceberam que o fator tempo influencia na tomada de decisão sobre a escolha de engajamento com futuras parcerias.

Nesse estudo, os pesquisadores manipularam a duração da bateria de smartphones, instalando uma captura de tela com troca de sextings entre duas pessoas. A tela, além da troca de textos, indicava 5%, 20% ou 100% de nível de bateria - ou seja, algumas pessoas perceberam que o fim da bateria era iminente.

Os participantes então eram instigados a imaginar que aquela troca de interação sexual acontecia com alguém que poderiam ter conhecido anteriormente em um app de namoro e foram solicitados a avaliar a probabilidade de "ficar" com a pessoa, em uma escala que variava entre extremamente improvável a extremamente provável.

As pessoas que estavam com o smartphone com tela de vida útil de bateria de 5% e 20% foram mais propensas a dizer que ficariam com a pessoa do que aquelas cuja condição da bateria era completa - revelando que a decisão era influenciada pelo fator 'tempo'.

Perceberam também que o grupo de pessoas para as quais o nível de bateria independeu eram as que tinham uma personalidade movida pela busca por sensações, atividades arriscadas e emocionantes - sendo que suas respostas demonstraram maior probabilidade de se engajarem com as parcerias imaginárias. Essa variável do tempo produz uma sensação de escassez na interação sexual e romântica.

Outro estudo encontrou também esse efeito no tempo de fechamento em bares. À medida que a madrugada avança e os bares se aproximam de fechar, a percepção da atratividade de outras pessoas aumenta, tornando-as menos seletivas, pressionadas a encontrar alguém para terminar a noite. Ou seja, as percepções de escassez podem influenciar quem você decide levar para casa.

Embora os estudos tenham limitações - no caso dos bares o nível alcoólico dos participantes foi avaliado apenas pela observação dos pesquisadores - se você não quer ser surpreendida, na manhã seguinte, por uma parceria que não tem nada a ver com você, não espere o fechamento dos bares e mantenha a bateria do seu celular sempre cheia.

Assista ao episódio 76 do podcast Sexoterapia: 'Viciada em dar match'; como está a vida das solteiras com Krishna