Topo

Ana Canosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atração sexual, romântica ou emocional: qual receita de sucesso de relação?

Viih Tube e Eliezer: em tuítes, ela cita a conexão emocional e ele, a sexual do casal. Tem problema? - Instagram/@viihtube
Viih Tube e Eliezer: em tuítes, ela cita a conexão emocional e ele, a sexual do casal. Tem problema? Imagem: Instagram/@viihtube

Colunista de Universa

16/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em se tratando de comportamento sexual, nem sempre fica perceptível o que move o desejo de estar com alguém. Talvez a atração sexual, essa que se dá pela vontade de beijar e ter sexo com alguém seja a mais fácil de identificar.

Já a atração romântica, que move a vontade de ter um relacionamento de compromisso com alguém, pode se misturar à atração emocional, aquela que se caracteriza pelo desejo de se envolver em um comportamento de intimidade: confiar, compartilhar, cuidar, cooperar.

Um bom exemplo disso são as relações de amizade que vez ou outra se confundem. Não é à toa que muitas pessoas evitam se relacionarem sexualmente com amigos, temerosos de perder o relacionamento de intimidade, livre dos conflitos comuns aos relacionamentos românticos e sexuais.

É forte a ideia de que, o melhor dos mundos, seria ter uma parceria por quem se tenha todos os três tipos de atração - e que nem sempre temos essa "sorte" na vida. Por outro lado, diriam os adeptos de relações não monogâmicas, quem disse que é preciso unir tudo em uma pessoa só?

Muitos dilemas sexuais entre casais acontecem justamente porque a atração sexual não é forte - no início há mais 'gás' para sexo, pela novidade, mas com o passar do tempo essa falta de ímpeto para o encontro físico fica evidente. Há intimidade emocional, vontade de estar junto, mas falta tesão. Já em outros casos, a explosão erótica é evidente e sustenta a relação.

Recentemente a relação amorosa da Viih Tube com o ex-BBB Eliezer, entrou para os trend topics do Twitter, já que ele não deixou boa impressão na casa sobre a maneira como direciona seus relacionamentos interpessoais e muitas pessoas se indignaram - "como ela pode estar com ele?"

Questionados se o enlace faz parte de uma estratégia de marketing, ele postou um tweet dizendo que o sexo é forte na relação - ela garantiu que, além da atração sexual é também super bem cuidada por ele.

Há quem faça avaliações precipitadas sobre homens se engajarem em relacionamentos por sexo e mulheres por afeto e no caso deles, nem bem estão namorando e já se faz julgamentos dessa natureza. Até porque, a atração sexual inicial pode dar espaço para que o laço afetivo se desenvolva. E quem disse que para ela a atração sexual também não é o forte dessa relação? Não estão sendo muito machistas ao fazer a leitura de que ela valoriza mais o afeto do que o sexo?

É bom reforçar também que a atração sexual é distinta da excitação, que é um estado fisiológico que provoca mudanças no corpo (dilatação e sensibilidade nos genitais, frequência cardíaca, função cerebral, fluxo sanguíneo, etc) e que é possível experimentar excitação sem sentir atração por alguém.

Além disso, o comportamento sexual é mediado pela percepção consciente do mundo e das escolhas que fazemos: uma pessoa pode decidir ser celibatária mesmo que tenha atração sexual, romântica ou emocional por alguém. Outra pode recusar o desejo pelo acordo monogâmico de relacionamento.