A youtuber namastê

Pri Leite: a mestre de yoga para quem não quer surtar na quarentena

"Paz interior", pesquisar

A pandemia do coronavírus despertou em muitos de nós o alerta para cuidar de corpo, alma e mente. E as aulas online de yoga, prática milenar indiana, são um caminho para a paz interior. Se você procurar o tema no Youtube, chegará ao canal da Pri Leite, professora de yoga que mora nos Los Angeles.
Universa
A brasileira se tornou a parceira inseparável de quem busca equilíbrio interno frente ao caos externo em que estamos vivendo. As aulas são gratuitas na plataforma. E ela encerra as posturas dizendo que tudo é "do meu coração para o seu"
Universa
Ela é pioneira na divulgação de conteúdo de yoga em português na plataforma. O canal foi criado em 2013. E, assim que a pandemia começou, ela subiu uma sequência de vídeos temáticos, como a "Yoga para não surtar"
Arquivo Pessoal

Vim para as montanhas da Califórnia com minha família, no isolamento. Resolvi gravar os vídeos no meio da natureza para que as pessoas foquem no equilíbrio mental.

Pri Leite
Universa

Mas, quem é Pri Leite?

Nascida em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, Priscilla Leite mora desde 2010 nos Estados Unidos com o marido, Darren, o filho, Oliver, de 2 anos, e a cachorrinha Sky. Fez faculdade de Sociologia, em São Carlos, interior de São Paulo. Foi lá que entrou em contato com a yoga. Fez formação da prática na Índia, também.
Universa

Yoga refúgio

Com a quarentena, Pri dobrou o número de inscritos no canal (677 mil, até agora). Contratou alguém para editar as aulas, que grava sozinha. E investiu em aulas para os tempos em que vivemos, como a série Yoga Refúgio. "Agora, são 3 milhões de visualizações por mês", conta.
Arquivo Pessoal

Mais "namastê" na internet

Ao dar à luz Oliver, Pri decidiu focar ainda mais no canal, e deixou de dar aulas pessoalmente. "Meus vídeos eram inicialmente para amigos e familiares no Brasil; não imaginei que fosse crescer, nunca tive treinamento do Youtube ou de marketing. Mas um dia, amamentando e lendo comentários de quem assistia, percebi que não poderia mais só postar um vídeo e deixar lá".
Universa

Mudar vidas

A missão, ela afirma, continua a mesma. "Eu levo yoga pra quem quer praticar yoga, porque eu sei que transforma vidas, e vejo isso pelo feedback das pessoas. Meu canal é referência no Brasil; depois dele, mais canais começaram a aparecer. Não sou competitiva, mas é um fato".
Arquivo Pessoal

E dá para achar a paz no meio do caos?

Universa

Esse é o exercício!

Para a filosofia da yoga, o aprendizado é viver no "aqui e agora". Então, esse é o exercício. "Independentemente do caos externo, podemos achar a paz interior. A gente pode ter um momento para se reconectar. E é biológico, quanto mais nos acalmamos, mais pensamos com clareza".
Arquivo Pessoal

Hora de aprender!

Ok, chegou o momento de você saber algumas posturas. Tem mais no canal da Pri ou na sua plataforma paga, Girassol. São sugestões para iniciantes e iniciados:
Universa

Respiração consciente

A respiração "do balão" parte da região abdominal. Ao inspirar, encha sua barriga. Ao soltar o ar, esvazie a barriga. Tudo pode ser feito de olhos fechados, para garantir mais concentração. "Ela ajuda a equilibrar o sistema nervoso", explica Pri.
Arquivo Pessoal

Postura da criança

Zen e para tirar o estresse, a postura da criança é de descanso. Também contribui para estimular o sistema nervoso e alongar a coluna. Basta ficar de joelhos e curvar o corpo, com os braços estirados, para frente.
Arquivo pessoal

Postura da árvore

"Pode não ser fácil para todo mundo", avisa a professora. "Mas ela ajuda a cultivar equilíbrio e foco, além de fortalecer as pernas, alongar o torço, e estar no 'aqui e agora', uma das maiores propostas da yoga.
Arquivo pessoal
Publicado em 04 de julho de 2020.
Reportagem: Nathália Geraldo Edição: Barbara dos Anjos Lima Fotos: Arquivo pessoal