Acessórios para ficar a sua cara

Seja você mesmo, mas use máscara

Por Aline Fava

A máscara se tornou indispensável e promete ser um elemento constante em nossas vidas por mais algum tempo. O uso trouxe o desejo de personalizar esse objeto. Veja o que achamos por aí para, assim como Lady Gaga, deixar máscara com a sua cara.
Reprodução/Instagram

Combinação

Floral, xadrez ou de bolinha: além do tecido estampado da máscara, algumas marcas estão investindo em combos: máscara + tiara, máscara + scrunchie ou lenço.
Reprodução/lele_sadoughi/Instagram
Reprodução/custardcloth/Instagram

Amarração

Elástico que aperta? Tiras de tecido resolvem esse problema e ainda deixam o look mais estiloso. É só se certificar que a máscara está cobrindo totalmente a boca e o nariz e caprichar nas amarrações.
Reprodução/covertbehavior/Instagram
Reprodução/covertbehavior/Instagram

Presilhas

A presilha tic tac também ajuda a fugir do elástico machucando as orelhas e ainda complementa o penteado.
Reprodução/theinstaduo/Instagram

Corrente

Outro acessório que tem se popularizado no Instagram é uma cordinha de corrente, pérolas ou miçangas, assim como as usadas em óculos, para prender a máscara enquanto não estiver em uso.
Reprodução/prettyconnectedshop/Instagram
O acessório, porém, não é recomendado pelos médicos, já que deixa a máscara mais exposta às partículas virais e aumentam o risco de contaminação.
Reprodução/eliou_/Instagram

O ideal é sempre que tirar a máscara guardá-la em um saquinho limpo e higienizado para reutilizar (lembrando que o recomendado é trocar a máscara a cada 2 horas de uso). Além disso, essa forma de uso dificulta a limpeza e higienização do acessório dependendo da cordinha escolhida.

Arthur Feltrin,
médico pneumologista

Bordados

Nas redes, tem muita gente customizando suas máscaras com detalhes, pedras ou frases bordados.
Reprodução/Instagram
Reprodução/tyrabrownell/Instagram
O efeito é bonito, mas os médicos alertam que os furos feitos pelo bordado aumentam o risco de contaminação.
Reprodução/Instagram

O processo de higienização fica comprometido, já que o bordado tem detalhes e relevos que são difíceis de limpar. Não são opções seguras para nossa saúde, pois são capazes de absorver, reter e transportar vírus e bactérias.

Arthur Feltrin,
médico pneumologista
Publicado em 04 de setembro de 2020.