Maquiagem

Esponjas são o truque certeiro para o acabamento perfeito

Por Paula Roschel

Oi, sumida

Elas já foram grandes companheiras da maquiagem. Os modelos que pareciam bolachas eram os mais populares nos anos 90, voltados para aplicar pós e pancakes. Caíram em desuso com a ascensão dos pincéis, porque elas eram consideradas difíceis de limpar e desperdiçavam produtos, por absorvê-los em excesso.

A inventora

No início dos 2000, a maquiadora Rea Ann Silva adaptou esponjas convencionais tornando-as arredondadas. Para ela, isso permitia atingir o make perfeito para filmagens em alta resolução, que era a grande novidade em Hollywood na época.
Reprodução/Instagram
A empreendedora latina então percebeu que suas esponjas em formato de gota sempre desapareciam do set, pois as atrizes achavam o modelo perfeito e levavam. Então ela criou a famosa marca "beautyblender", que lembra uma "coxinha pink". Madonna, Kim Kardashian e outras poderosas logo passaram a exibir o acessório.
Reprodução/beautyblender/ Instagram

Molhada x seca

Mais porosa, a esponja anatômica é usada para aplicar corretivo e base e deixa um acabamento bem natural. Ao molhar a esponja, o efeito é ainda mais suave - além de poupar cosmético. A tática funciona bem quando falamos de aplicação de bases, primers, corretivos e BB Creams em creme ou líquidos. Para pó, ela deve estar seca.
UOL

Como aplicar

Além da água corrente ou mineral, você pode umedecer a esponja com água termal ou bruma hidratante ou fixadora. A esponja chanfrada, com um dos lados reto, é a mais interessante para passar cosméticos em áreas maiores do rosto, como bochechas.
UOL

Eu sempre molho as esponjas antes de usar. Se você tiver a pele meio seca, use-a com uma bruma hidratante. Essa dica é boa para otimizar a pele na hora do make. Ao molhar o acessório, ele fica mais macio e fácil de usar

Brigitte Calegari,
beauty artist
As esponjas com pontas finas são as ideais para corrigir a pele, pois alcançam bem a área abaixo dos olhos, lateral do nariz e pequenos pontos que você deseja uniformizar com o produto.
UOL
Alterne os lados da esponja para aplicar blush, multibalm e iluminador. Assim você economiza espaço no nécessaire, carregando apenas um item, e ainda tem um acabamento degradê perfeito.
UOL
Para quem quer dar apenas um toque de cor aos lábios, a esponja vira aplicador. As bordas ficarão esfumadas, efeito usado pelo mundo da moda, em editoriais e desfiles.
UOL

Limpeza

As esponjas são versáteis, mas também acumulam sujeiras. O ideal é lavar a esponja com detergente neutro. Se não conseguir limpar a cada aplicação, higienize uma vez por semana.

O mais indicado é higienizar a esponja a cada uso, pois assim você evita o acúmulo de sujeira e bactérias. Também é importante secá-la, pois a umidade podefazer proliferar fungos.

Paola Pomerantzeff,
dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Onde achar

Você encontra esponjas de maquiagem a partir de R$ 6, em farmácias e perfumarias. A beautyblender original chega a custar R$ 150 no Brasil. Além disso, recomendação é trocá-la a cada três meses, o que faz com que muitos consumidores achem o produto pouco ecológico. As esponjas costumam ser fabricadas com poliuretano, um material que ainda é feito, na maioria dos casos, com polímeros que não são biodegradáveis.
Publicado em 05 de setembro de 2020.