Moda das redes

O top instagramável

Por Aline Fava

Você já deve ter visto pelo feed do Instagram fashionistas usando peças com alças bem fininhas e costas de fora. O nome da tendência da vez é napkin top, ou, em bom português, "top guardanapo".

O que é?

Basicamente, é um pedaço de tecido com tiras finas para amarrar no pescoço e nas costas. Dependendo do tamanho e do formato, ele pode ficar cropped, quadrado ou com uma ponta triangular e, sim, lembra mesmo um guardanapo!
Divulgação/Instagram

Esse tipo de top é uma releitura de alguns modelos que foram febre nos anos 90, feitos principalmente por Gianni Versace com malha de ferro, ou tecidos mais nobres, como a seda, pela Gucci comandada por Tom Ford

Marcio Banfi,
stylist e professor da Faculdade Santa Marcelina

Como fazer

Dá para amarrar todas as tirinhas nas costas, ou também contornar a cintura e criar um volume diferente, como mostra o vídeo.
Reprodução/Instagram
Minimalista, o top de seda liso e de cores como preto, branco e bege estão entre os mais usados. Mas também dá para encontrar peças com materiais variados, como o crochê ou tricô.
Divulgação/@nycbambi/Instagram

Fica lindo com calça de alfaiataria com cintura mais alta, de cores mais sóbrias. Modelos oversized também são bem-vindos quando a ideia é mais um look informal e street

Marcio Banfi
O conjuntinho monocromático está em alta e o top napkin combina bem com essa tendência.
Reprodução/@onabray/Instagram
Top + minissaia é uma das duplas preferidas de quem curte uma produção com peças justinhas.
Divulgação/@dananozime/Instagram
O short e calça são boas opções para quem quer um look ainda mais descolado. Nível máximo fashion é a combinação com a bermuda de moletom, como a imagem que abre essa reportagem.
Reprodução/@jenniferatilemile/Instagram
Publicado em 12 de setembro de 2020.
Reportagem: Aline Fava; Edição: Andressa Rovani