O bebê vai se chamar...

Nomes de crianças das últimas décadas para se inspirar

Por Nathália Geraldo

Muitas Marias

Brasileiro é criativo em muitos assuntos. Para escolher nome de bebês, entretanto, algumas opções não saem do topo da lista. Foram quase 750 mil Marias nascidas na década de 30. Nos anos 2000, 1,1 milhão de bebês também ganharam o nome.
Oleksandra Troian/Getty Images/iStockphoto

"Enzos"

As Marias Eduardas podem ter dado uma forcinha nesse aumento. Este foi o 3º nome mais escolhido em 2019: 12.063 registros. Atrás de Enzo Gabriel (16.672) e João Miguel (15.082). Maria Luísa, Maria Clara e Maria Júlia também bombaram neste ano.
cokada/iStock

Da década

Miguel foi eleito o nome da década. Desde 2010, ele fica no topo do ranking das preferências. Nos anos 2000, os mais populares também foram os bíblicos: 2,6 milhões de crianças levaram o nome de João, Gabriel, Lucas, Pedro e Mateus.
iStock

"Ô, Anna Júlia"?

Júlia, Sophia, Alice e Helena dividiram o 1º lugar na última década. Nos anos 2000, segundo o IBGE, Maria, Vitoria, Leticia, Ana e Julia é que pipocaram mais nos registros. Seria um reflexo de "Anna Júlia", hit dos Los Hermanos na época?
Giphy

Apareceu na novela

Geração 90? Então, certamente você tem um amigo Igor. É que em 1995 foi ao ar a novela Explode Coração e o nome que já estava subindo desde a década de 80 virou referência para batizar as crianças graças ao cigano vivido por Ricardo Macchi.
VELEZGREENE/Getty Images/iStockphoto

Pequena Odetinha

Nem sempre um nome de novela se reflete no aumento dos registros, no entanto. Odete Roitman, foi a personagem de Vale Tudo (1988) mais falada na época. O registro do nome caiu, no entanto: no começo da década de 80, 2.118 pessoas se chamavam assim e, no final, só 473.
Tatiana Dyuvbanova/Getty Images/iStockphoto

E nomes de artistas?

Há nomes, aliás, que entram e saem de moda: Anita, que significa "graça", era comum nos anos 40. Nos anos 70, o nome "flopou". A retomada veio nos anos 90 (antes de "Presença de Anita" e da própria Anitta). Curioso, né?
Giphy

Como escolher?

A gente sabe que escolher o nome do bebê é uma tarefa difícil. Avalie os seguintes critérios: se é fácil de falar, como ficará com os sobrenomes, se será homenagem para alguém e se rende algum apelido.
mocker_bat/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 26 de dezembro de 2019.
Reportagem: Nathália Geraldo. Edição: Luciana Bugni. Levantamentos do IBGE e BabyCenter.