A medalha é um detalhe

Elas romperam barreiras e marcaram a história das Olimpíadas

Hélène de Pourtalès

Começamos com a primeira mulher a participar de uma competição olímpica. A velejadora suíça esteve nos Jogos de 1900, em Paris, comandando o barco ao lado do marido e de um sobrinho, mas a equipe não chegou à fase final.
Reprodução

Charlotte Cooper

A tenista inglesa fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro feminina, também em 1900. Detalhe para as roupas de época, nada esportivas, usadas dentro da quadra. Cooper também venceu cinco vezes o torneio de Wimbledon.
Corbis via Getty Images

Maria Lenk

Única brasileira no Hall da Fama da Natação mundial, Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas, em Los Angeles (1932), e voltou à competição em 1940. Nunca ganhou medalha, mas virou ícone do esporte.
Arquivo

Melânia Luz

Primeira negra a fazer parte da delegação olímpica brasileira nos Jogos de Londres, em 1948, a velocista fez parte da equipe feminina de revezamento 4 x 100. Não chegou às finais da categoria, mas quebrou o recorde sul-americano.
Arquivo

Aída dos Santos

Única mulher da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio de 1964, Aída não tinha tênis nem uniforme para as provas. Mesmo assim alcançou o melhor resultado feminino nos Jogos: o quarto lugar no salto em altura.
Reprodução

Nadia Comaneci

A romena é considerada a maior atleta do século 20 pelo Comitê Olímpico Internacional. Nos Jogos de Montréal, em 1976, a atleta de 14 anos conquistou a primeira nota 10 da ginástica artística em uma Olimpíada.
Bettmann Archive

Sandra e Jacqueline

Foram precisos 64 anos desde a primeira participação de uma brasileira em Olimpíadas para que que as mulheres do país subissem no 1º lugar do pódio. O feito foi realizado em 1996, pela dupla Sandra Pires e Jacqueline Silva, medalhas de ouro no vôlei de praia nos Jogos de Atlanta.
Arquivo

Maurren Magi

Já em provas individuais, o ouro feminino demorou um pouco mais. Só veio em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, com Maurren Magi no salto em altura. A atleta havia ficado dois anos afastada como punição por doping.
REUTERS/Desmond Boylan

Marta

Com dois gols no primeiro jogo da seleção brasileira feminina de futebol nos Jogos de 2021 de Tóquio, Marta se tornou a primeira jogadora a marcar em cinco Olimpíadas seguidas. Ela é considerada a maior jogadora de futebol de todos os tempos.
Alexandre Schneider/Getty

Laurel Hubbard

Aos 43 anos, a levantadora de peso da Nova Zelândia fez história mesmo antes das Olimpíadas 2021 de Tóquio começarem: é a primeira atleta trans a participar dos Jogos.
Paul Childs/Reuters

Rayssa Leal

Brasileira mais jovem a participar dos Jogos Olímpicos, Rayssa tem 13 anos e é promessa de medalha no skate, categoria que estreia nas Olimpíadas 2021 de Tóquio . Além de subir ao pódio, a maranhense diz que tem outro objetivo: mostrar que o esporte não é só para meninos.
Reprodução
Publicado em 24 de julho de 2021.
Reportagem: Camila Brandalise; edição: Lígia Mesquita; fotos: Arquivo, Getty Images e Reprodução.