Beleza

Maquiadores de grandes marcas ensinam seus truques secretos

Por Paula Roschel

Universa pediu para quatro beauty experts compartilharem truques fáceis para conseguir uma maquiagem profissional em casa. O resultado? Um delineado gatinho que levanta o olhar, sobrancelha com aspecto de pluma, contorno express e um rosto iluminado só com corretivo

Sobrancelhas efeito pluma

Com Luciana de Deus, brow artist de Benefit
Reprodução
Aplique corretivo líquido abaixo das sobrancelhas com um pincel de ponta achatada. Limpe os pelos com um papel, para que o tom dos produtos a seguir fiquem mais vibrantes! Faça traços finos e leves, com a ajuda de uma canetinha para sobrancelhas, do início até o arco. Para definir, use lápis em movimentos curtos e leves, no sentido dos fios. Isso traz naturalidade.
Corretivo líquido + canetinha
Reprodução
Escove o final das sobrancelhas para baixo. Onde aparecer fundo de pele você pode preencher com o lápis fininho, sempre fazendo movimentos curtinhos e suaves. Esfume e penteie com uma escovinha. Dê acabamento com um gel incolor. Você pode assoprar o aplicador para virar uma colinha. O segredo é pentear sempre pra cima, imaginando que são um leque!
Escovinha + gel incolor
Reprodução

Iluminar com 2 corretivos

Com Hector Espinal, de Fenty Beauty
Reprodução
Para acabar com olheiras de forma sutil, passe corretivo no tom de sua pele em riscos verticais, abaixo dos olhos e na ponte do nariz. Em seguida, esfume com um pincel fofo como se estivesse fazendo o desenho de um triângulo invertido. Na lateral dos olhos, puxe o esfumado bem para cima, dando a impressão que os olhos estão subindo. Isso dá um frescor ao look, como se você tivesse dormido boas horas de sono.
Corretivo líquido 1 + pincel
Reprodução
Por último, passe o corretivo mais claro abaixo do esfumado para olheiras. Esfume com o auxílio de uma esponja, para efeito bem natural. Se quiser, finalize o look selando a correção com pó translúcido. Com o centro do rosto bem iluminado, nem precisa de base para ficar com uma pele flawless!
Corretivo 2 + espuma + pincel
Reprodução

Gatinho para levantar olhar

Fernanda Farias, beauty expert de Shiseido no Brasil
Reprodução
O truque de mestre para um delineado poderoso é começar a "perninha" do gatinho antes do término da pálpebra superior. Isso faz com que o olho fique mais levantado, quase como um "efeito lifting".
Delineador + confiança
Reprodução
Já no canto interno dos olhos, faça um arremate bem fino. Ele mantém a maquiagem leve e com ótimo acabamento.
Delineador
Reprodução

Contorno express

Com Aisha Alves, lead trainer da Nars, nos EUA
Reprodução
Com um pincel achatado, deposite abaixo do ossinho das maçãs do rosto um pó bronzeador quase como uma carimbada. Na sequência, puxe levemente o pincel para cima, para dar uma leve esfumada. Faça isso também na lateral da testa.
Pincel achatado + pó bronzeador
Reprodução
Na sequência, com um pincel arredondado e fofo, deposite um pouco mais de bronzer, agora esfumando delicadamente onde já estava marcado. Isso faz com que o resultado seja bem natural e sutil.
Pincel arredondado e fofo + esfumado
Reprodução
Publicado em 30 de dezembro de 2020.
Reportagem: Paula Roschel, em colaboração para Universa; Edição: Andressa Rovani