Veja como

Doar leite materno salva vidas!

Por Luiza Souto

Dez recém-nascidos podem ser salvos por dia com a doação de um litro de leite materno: ele aumenta as chances das crianças prematuras se recuperarem rapidamente, além de protegê-las de infecções, diarreias e alergias.
Arquivo pessoal
E é bem fácil doá-lo, fora que não prejudica em nada a saúde da mulher. Até ajuda, como aconteceu com a secretária executiva Aline Frigo, de 30.
Arquivo pessoal
A paranaense de Boa Vista da Aparecida teve dificuldade em amamentar o filho Arthur, de 1 ano e 9 meses, por causa de uma inflamação no peito conhecida como mastite. E o menino também não conseguia pegar no bico da forma correta.
Arquivo pessoal
Ela procurou um banco de leite a 90 quilômetros de sua casa, em Cascavel, para ajudar na alimentação da criança. E quando melhorou da mastite, retribuiu: ela passou a doar leite, durante 8 meses.
Arquivo pessoal

"Meu bebê foi agraciado com a doação, então fiz o mesmo".

Aline Frigo
Arquivo pessoal
Foi importante a Aline ter doado somente após tratar a mastite: a lactante deve ser saudável para ceder seu leite, e não usar medicamentos que impeçam a doação. E depois disso, todo o material é analisado, pasteurizado e submetido a um controle de qualidade.
Arquivo pessoal
Esse rigor é referência internacional e, desde 2005, exportamos técnicas de baixo custo para implementar bancos de leite na América Latina, Caribe Hispânico, África, Península Ibérica e outros países. No site da Fiocruz dá para localizar um banco de leite humano mais próximo de você.
Arquivo pessoal
Após se cadastrar, a mãe recebe frascos para armazenamento e adesivos onde se escreve o nome da doadora e a data da coleta. Assim que extrair o leite, ela deve imediatamente guardar no congelador. A depender do posto, há equipes que vão na casa pegar o material.
Arquivo pessoal
Atualmente, a rede possui mais de 220 bancos de leite humano distribuídos em todos os estados do território nacional, alguns com coleta domiciliar. E mais de 200 postos de coleta de leite humano.
Arquivo pessoal
E olha: tudo bem se você não tem uma produção excessiva de leite. Quanto mais estimular a lactação, maior produção você terá.
arte uol
Um outro alerta bem importante: o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde não recomendam doar diretamente para outro bebê, porque pode levar riscos ao bebê, como transmitir o HIV/Aids.
Arquivo pessoal
Reportagem: Luiza Souto

Edição: Luciana Bugni

Arte: Suellen Lima