Elas mostram como organizam a rotina de trabalho durante a pandemia
Por Ana Bardella
Livia Marques
Psicóloga clínica e organizacional, Livia, de 35 anos, é professora e sócia-diretora de uma empresa. Ela considera a transição desafiadora pelo peso de conciliar o trabalho com as tarefas domésticas.
Acervo pessoal
"Tenho um problema nas costas e preciso estar o tempo todo atenta à postura na mesa de trabalho".
Acervo pessoal
"Planejo tudo com antecedência para que os ruídos externos não prejudiquem a qualidade das minhas sessões", diz.
Livia
Acervo pessoal
Amanda Grecco
Especialista em cosmetologia natural, Amanda, de 27 anos, é sócia de uma empresa e ministra cursos e workshops sobre o assunto. Durante a quarentena, pela primeira vez, comandou um curso ao vivo.
Acervo pessoal
"Sempre gostei de cursos presenciais porque eles promovem trocas. Sinto que os alunos encontram nas aulas um espaço de acolhimento e transformação"
The Gentle Lab / Divulgação
"Vejo nos eventos online a possibilidade de entrar na casa das pessoas em um momento difícil, com uma novidade revigorante. Isso é enriquecedor"
Amanda
Acervo pessoal
Renata Cezar
Advogada, Renata, de 31 anos, atende coletivos negros e outras minorias. Ela sente dificuldade nas reuniões com clientes. "Muitos não passaram pelo processo de inclusão digital, por isso algumas são feitas por telefone", conta.
Acervo pessoal
"Outra dificuldade é em relação ao horário: às vezes começo mais cedo e fico até mais tarde. No escritório, tinha pausa certa para o almoço, agora acabo me perdendo no tempo"
Acervo pessoal
"Trabalho com prazos. Tive que comprar um quadro, uma mesa com cavaletes e uma cadeira para me organizar. Não foi barato"
Renata
Acervo pessoal
Bag Moreno
Fotógrafa, empreendedora e mãe solo, Barbara, de 24 anos, aderiu aos ensaios online logo no início da quarentena. "Eles são feitos via chamada de vídeo, assim tanto eu quanto os clientes ficam seguros", conta.
Bag Moreno
"Tento me adaptar e ver o lado positivo. O alcance do meu trabalho aumentou: já fotografei pessoas até do outro lado do oceano. E passei a prestar um serviço de mentoria para redes sociais"
Bag Moreno
"Muitos dos atendimentos faço com o Charlie, de 3 anos, no meu colo. Mas já estou acostumada: é assim desde que comecei minha carreira".
Bag
Bag Moreno
Organização é tudo
Bia Nóbrega, coach e conselheira na área de recursos humanos, dá cinco dicas para tornar o home office mais produtivo.
Reprodução / Instagram
Trabalhe em um lugar específico da casa.
Tenha uma cadeira confortável e um apoio adequado para o computador.
Deixe o ambiente sempre bem iluminado.
Combine regras de convivência com a família.
Tire o pijama e não esqueça de fazer pausas para andar, alongar, se hidratar e relaxar.