CABELO ESTAMPADO

Inspire-se em técnica que colore fios curtíssimos e cria efeito impressionante

Por Isabella Marinelli

FEITO ARTE

Quem pensa que fios curtíssimos ou raspados são pouco versáteis está enganado. A textura do cabelo cortado baixo pode ser tela para pinturas variadas. O recurso visual explora tanto as alturas das mechas, quanto o uso de tinturas para dar efeito 3D e estampado à cabeça. Inspire-se!
Reprodução/Instagram @janine_ker_hair

Suba o tom

"Quanto mais suaves as tintas, mais claro deve estar o fio. Cores vibrantes exigem menor abertura dos tons. As tintas permanentes oferecem maior durabilidade, enquanto os tonalizantes acabam por sair quase completamente em razão das lavagens", explica o cabeleireiro João Lom, de São Paulo.
Reprodução/Instagram @bleachlondon

Só um teste

Quem quiser fazer com tintas temporárias, caso dos sprays, precisará de mais precisão e boa técnica para conseguir detalhar os desenhos. "Moldes com stêncil ajudam", aconselha. Entretanto, o ideal é dar acabamento com um pincel de detalhe.
Reprodução/Instagram @mateydesr

Data de validade

Esse tipo de processo, em geral, não tem manutenção. Além dos detalhes mínimos, o excesso de descolorante é prejudicial. "O contato pode quebrar os fios. Em geral, um look assim dura quatro semanas -- pode ser feito para um evento, por exemplo. Então, o cabelo é raspado mais uma vez e outros desenhos podem ser feitos", argumenta o expert.
Reprodução/Instagram @janine_ker_hair

Base aliada

Os cuidados com os fios multicoloridos lembram aqueles para fios tingidos, com a diferença que cores fantasia (rosa, azul, verde...) desbotam com maior facilidade. "Use um kit de xampu, condicionador e máscara específicos para cabelos coloridos. São produtos menos agressivos em termos de limpeza, o que faz com que o tom dure mais", finaliza João.
Publicado em 14 de julho de 2021.
Reportagem e edição: Isabella Marinelli Continue navegando por Universa