Diversidade

Beleza plural

Mulheres trans debatem maquiagem inclusiva e ensinam seus truques para arrasar no carão

.

Sol dos Santos, 27, veterinária e maquiadora

"As marcas estão olhando mais para modelos trans, mas há ainda pouco investimento em produtos como corretivo. Procuro muito até encontrar maior cobertura na região do bigode para não ficar acinzentado"
.

"Tenho dificuldade ainda em encontrar maquiagem para minha pele, principalmente em relação a bases e corretivos, porque muitas marcas não contemplam todos os tons de pele negra. Normalmente faço misturas"

Sol dos Santos
Veterinária e maquiadora
.

"A maquiagem é muito importante para minha autoestima, confiança e para reforçar os pontos belos do meu rosto, além de me gerar menos disforia de gênero, porque o corretivo cobre a região do bigode e da barba"

Sol dos Santos
Veterinária e maquiadora
.

Raquel Virgínia, 32 anos, cantora d'As Baías

"A indústria da beleza poderia colocar as pessoas trans para protagonizar campanhas e também contratá-las, porque o conceito da beleza precisa ser 360 graus. Precisamos cuidar para que as pessoas estejam inseridas em todo ecossistema"
.

"Acho que as marcas de beleza estão, sim, olhando para essa questão, mas existe ainda um caminho longo a ser percorrido. E a gente vai fazer isso com muita tranquilidade e paciência pra chegar longe"

Raquel Virgínia
Cantora
.

"Só consigo me ver maquiada. Sou uma pessoa viciada em maquiagem. Só tiro à noite para dormir, que é a hora que faço meu skincare. Acordo e faço maquiagem, até pra ir na padaria, ver os amigos. Gosto dessa sensação de beleza"

Raquel Virgínia
Cantora
.

Assucena Assucena, 34 anos, d'As Baías

"As pessoas trans precisam se ver mais na indústria da beleza, mas não podemos só pegar pessoas com passabilidade cisnormativa, e sim trazer a beleza da androginia. Os corpos travestigeneres têm diversidade e precisamos trabalhar esses universo"
.

"Sinto falta de mais investimento, por exemplo, em lingerie para mulheres e homens trans. Sofremos muito ao não encontrar roupas de baixo nas prateleiras. Precisamos nos encontrar tanto na propaganda quanto nos produtos"

Assucena Assucena
Cantora
.

"A maquiagem para a pessoa trans significa um símbolo de liberdade, poder, autonomia e de conquista de direitos sobre seu corpo"

Assucena Assucena
Cantora
.

Gabrielle Joie, 22 anos, atriz

"Sinto maior preocupação das marcas referente à diversidade, em criar mais produtos para diferentes tons e tipos de pele, o que é o máximo
.

"Tenho dificuldade em encontrar o tom de base perfeito para a minha pele, e conto com a ajuda de um beauty artist. Com isso acabo aprendendo muito sobre maquiagem nos trabalhos que faço"

Gabrielle Joie
Atriz
.

"Amo a sensação de me transformar com a maquiagem. Basta um rímel ou gloss para eu me sentir mais autoconfiante e poderosa"

Gabrielle Joie
Atriz
.

Majur, 25 anos, cantora

"No passado, tinha muita dificuldade em achar maquiagem para a pele negra, e hoje as marcas se inclinaram muito mais a criar produtos com diversidade de cores e para tons de pele. Hoje consigo achar para a minha"
.

"A indústria pode dar, cada vez mais, visibilidade para pessoas trans, incluindo e naturalizando esses espaços não como lugar de diferença, onde você fala: "agora temos aqui uma trans", mas diariamente, no cotidiano, nas revistas, o tempo inteiro"

Majur
cantora
.

"Para mim, maquiagem é um up. Me sinto muito bonita sem maquiagem, por isso amo não usar, mas quando uso é aquele momento glow: eu quero brilhar, e aí ela vem.

Majur
Cantora
.
Publicado em 16 de abril de 2021.
Reportagem: Luiza Souto Edição: Lígia Mesquita Arte: Carol Malavolta Continue navegando por Universa