Em 12 anos de carreira

12 vezes em que Lady Gaga reinventou a moda

Por Elisa Soupin

Lady Gaga acaba de lançar seu álbum "Chromatica". São 12 anos de carreira de um ícone da música, da representatividade de minorias e de estilo, muito estilo. Universa aproveita a data e desdobra as mudanças fashion de Stephanie Germamota e lembra, fase a fase, como a cantora usou cada look para se reinventar.
Kurt Krieger - Corbis/Corbis via Getty Images

Original, excêntrica e com aquele laço

Reprodução/Instagram
Em 2008, Lady Gaga se sentia estranha demais para a fama e buscava expressar quem ela era. "Assim, começou a construir a imagem excêntrica pela qual ficou conhecida, quebrando paradigmas estéticos", diz a consultora de estilo Raísa Vital, sobre o álbum e os looks que marcam a estreia da artista. "As produções não são sofisticadas, mas originais, com marcas registradas como vestidos geométricos, penteado de laço, cílios enormes e o cabelo platinado."
Reprodução/Instagram

O monstro da fama adora o drama

Kevin Winter/Getty Images
Em 2009, com o álbum The Fame Monster, Lady Gaga mergulha na experimentação estética. Aposta no exagero, no drama e no bizarro. "Ela não buscava beleza ou looks agradáveis, mas discutia as questões mais obscuras da fama", diz Raísa. O resultado são looks escandalosos e provocadores, como o inesquecível look de carne. Clipes, coreografias e looks icônicos, como Bad Romance, são desta fase.
Getty Images

Born This Way e as pedrarias e próteses

Reprodução/Instagram
A música que dá nome ao álbum de 2011 virou um hino de LGBTs pelo mundo, com um álbum mais político, filosófico e empático. "Temas como aceitação pessoal, igualdade, feminismo e liberdade pautaram fortemente as produções, que tornaram Gaga figura-chave do apoio às minorias. Os figurinos eram ousados, com pedrarias e segunda pele. As próteses no rosto e no corpo dialogavam com a ideia de ser bonito no próprio corpo. As franjas curtíssimas também marcaram a fase", avalia a consultora de estilo
Reprodução/Instagram

ArtPop e o abuso da cor

Christopher Polk/WireImage
Gaga lança ArtPop em 2013, álbum que não decolou, mas tinha duas faixas sobre o mundo da moda: "Fashion!" e "Donatella", uma homenagem à amiga Donatella Versace. "A artista atravessava uma fase difícil. "Confesso que é a fase que acho mais interessante, pelas várias referências ao mundo das artes, com looks renascentistas, abstratos, muito coloridos e maquiagens que lembravam pinturas. Sofisficado e conceitual", diz a consultora de estilo.
Christopher Polk/WireImage

Rompendo com a estética do exagero

Reprodução/Instagram
Em 2014, Lady Gaga surpreende com "Cheek to Cheek", um álbum de jazz em parceria com Tony Bennett, marcando distância pop. "Ela rompe com a estética do exagero. Com uma visual mais suavizado, vemos a maior mudança no estilo da cantora. Mais sofisticado e elegante, mas mantendo a rebeldia, o estilo dela passa a caminhar entre dois opostos -o clássico e o avant-garde-, de um jeito muito próprio. Agora, mesmos os exageros têm um quê de sofisticação", diz Raísa.
Reprodução

Hello, luxo e elegância

Kevin Mazur
Que momento! Da estética estranha e criticada, Gaga virou, em 2014, o rosto de uma das marcas mais sofisticadas do mundo. "Ela reforça os aspectos de elegância e sofisticação da sua nova imagem. Além do icônico modelo lilás da campanha editorial, a maison também foi responsável por vários looks aclamados da cantora em tapetes vermelhos como Oscar e Globo de Ouro", destaca Raísa Vital.
Kevin Mazur

Uma vilã e seu guarda-roupa

Divulgação
Em 2015, a cantora embarcou na série American Horror Story para mostrar seus dons de atuação na pele da vilã Condessa Elizabeth, uma mulher excêntrica. Seus looks, claro, não passaram despercebidos . Raísa conta que Lou Eyrich, a figurinista da série, discutiu junto com Gaga o processo de criação da personagem, recheado de peças da alta costura, com referências dos anos 30. A recompensa veio com um Globo de Ouro.
Divulgação

Joanne, intimidade e sobriedade

Reprodução
Depois de um tempo afastada do pop, Lady Gaga se reinventa em 2016 com o álbum Joanne, em que mergulha em temas pessoais. Desta vez, a estética é mais sóbria, com menos maquiagem, que dialoga com o momento de busca por suas raízes. O estilo vai para o country. "As armaduras visuais ficam para trás e os chapéus com toque viram marca do período", diz Raísa Vital.
Reprodução

Superbowl revista looks

Focus On Sport/Getty Images
Ser convidada como estrela do Superbowl é um reconhecimento da grandiosidade da carreira de qualquer artista e, em 2017, chegou a vez de Gaga. A performance de 13 minutos teve grandes hits, com três produções são de Donatella Versace. A escolha do body futurista com ombreiras estruturadas, bota de cano longo, jaqueta dourada com spikes e o cropped de silicone com hot pants foi uma celebração a seus looks icônicos.
Focus On Sport/Getty Images

Nasce uma estrela. E uma grande atriz

Reprodução/Instagram
O filme "Nasce Uma Estrela" é um divisor de águas. Gaga e o longa foram indicados ao Oscar e sua atuação comoveu o público. "Cada vez mais elegante, seu estilo se consolida com a imagem de uma estrela, diva da alta costura. Seus looks de red carpet dessa fase são majestosos e sofisticados, com uma naturalidade nunca vista antes", diz Raísa.
Reprodução/Instagram

A Glória, enfim

Steve Granitz/WireImage
Em dois anos, foram quatro Grammys, o Bafta, o Globo de Ouro e a estatueta do Oscar de melhor canção original pela canção Shallow, de Nasce Uma Estrela. A evolução no estilo também é evidente. "Sem precisar provar mais nada para ninguém, Gaga parece finalmente se sentir mais livre para ser quem quiser. E esse período de vitórias se reflete de forma máxima no look do Oscar", opina a consultora de estilo. E que look! O cordão usado pela cantora no evento foi usado por Audrey Hepburn em Bonequinha de luxo e custa mais de R$110 milhões.
Steve Granitz/WireImage

Chromatica e apocalíptica

Reprodução/Instagram
Lady Gaga retoma origens pop no mais recente disco, lançado na última sexta. E o álbum já chegou causando: é a maior estreia de um álbum no Spotify Brasil da história. No figurino, Gaga surpreende ao quebrar a era mais orgânica e voltar às referências do início. "Os figurinos voltam a ser excêntricos, muito coloridos, mas com a coesão que ganhou nos últimos anos. Clipes e imagens de divulgação do álbum apostam no futurismo com uma vibe apocalíptica", diz Raísa Vital. Mais uma vez, ela vai na contramão.
Reprodução/Instagram
Publicado em 04 de junho de 2020.
Reportagem: Elisa Soupin, em colaboração para Universa; Edição: Andressa Rovani