PUBLICIDADE
Topo

Deu Tilt #5: Estamos tomando outro 7x1 no investimento em tecnologia

De Tilt, em São Paulo

30/03/2020 04h00

Estamos vivendo na época da internet das coisas, da inteligência artificial e com pouco investimento em tecnologia comparado aos países como China e Estados Unidos podemos estar levando um outro 7x1? Será que ainda estamos longe de virar esse placar? Para contabilizar esses pontos e apitar esse jogo convidamos um engenheiro eletrônico e PHD em computação para o quinto episódio do nosso podcast de ciência e tecnologia, o "Deu Tilt" (ouça no arquivo acima o programa). Nele, o colunista Ricardo Cavallini, o Cava, conduz um papo com Silvio Meira, que por 12 anos foi cientista-chefe do centro de estudos e sistemas avançados do recife (CESAR) e é fundador do Porto Digital de Recife.

O papo girou em torno sobre a importância do investimento em tecnologia e partiu para desmistificação de que a iniciativa privada em outros países é capaz de assumir essa cifra sozinha. Silvio foi didático ao explicar que não é bem assim que funciona (ouça a partir de 12:43).

"Quando você olha para todo o processo de criação do Silicon Valley ou para competitividade da China, ou do Japão em muitos setores, foi o substrato fundamental do setor público investindo em educação, ciência, tecnologia [...] e inovação que fez com que o setor privado pudesse fazer o seu diferencial competitivo", explica ele.

Silvio ainda lembrou que o Brasil investe menos em tecnologia e inovação do que marcas como Amazon (ouça a partir de 13:38). "A classe de investimento no Brasil é alguma coisa perto de algumas fábricas de automóveis", exemplificou.

A falta de competitividade no Brasil foi apontada como um dois maiores problemas do setor de tecnologia e inovação por Meira. "E uma parte dele [problema] é pela falta de produtividade [...] por falta de insumos tecnológicos, de métodos, processos e arquiteturas organizacionais para criar negócios de classe global [...] que são negócios bons o suficiente para competirem no espaço de negócios brasileiro com qualquer negócio internacional que venha para cá", comentou ele.

Silvio Meira é fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital localizado em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, é autor do livro 'Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil', pela Casa da Palavra. Meira detém as ordens nacionais do Mérito Científico [1999], do Rio Branco [2001] e a medalha do conhecimento do Mdic [2008].

.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Deu Tilt, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer e no YouTube.

.

Projetos citados

  • Marco legal da Ciência, Tecnologia e Informação
  • Estratégia Brasileira para a Transformação Digital
  • Plano Nacional de IoT
  • Consulta pública para Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial
  • Governo lançou 9 laboratórios de IA
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
  • Marco legal das startups
  • Estratégia nacional de inteligência artificial
  • E-Ciber (Estratégia Nacional de Segurança Cibernética