Topo

De onde veio a água da Terra? Os astrônomos têm uma teoria

03/06/2018 04h01

De onde veio a água que cobre 70% do planeta Terra? Há várias teorias que tentam explicar essa abundância toda, e a dos astrônomos parece bastante plausível.

Eles acreditam que o líquido essencial para a vida no planeta tenha sido trazido por asteroides. Outra grande corrente científica acredita que a água está aqui desde sempre, ou seja, desde a formação do planeta.

Um experimento concluído recentemente reforça os argumentos de quem acredita que a água foi trazida de fora, durante choques de asteroides contra a superfície do nosso planeta.

"Os asteroides levam moléculas de água ao redor do material rochoso", explica o cientista James Gorman, que lembra que há 4 bilhões de anos a Terra foi castigada por asteroides. "Um período conhecido como 'bombardeio tardio'."

Antes, acreditava-se que a água dos asteroides tivesse se perdido com o calor dos impactos, mas, uma simulação desse ataque de asteroides à Terra mostrou que talvez não tenha sido o caso.

Leia também: 

Cientistas usaram uma ferramenta da Nasa (Agência Espacial norte-americana) para imitar a impacto da queda de um asteroide na Terra. Também foi empregado uma rocha chamada serpentina, do tamanho de uma ervilha, composta parcialmente de água, além de uma outra rocha sem água –que representaria a Terra.

Com esses elementos, os cientistas fizeram o projétil minúsculo atingir uma velocidade de 18 mil quilômetros por hora e simular o impacto. Nesse ambiente, viu-se que, apesar das temperaturas extremas do impacto, até 30% da água do "asteroide minúsculo" ficou retida na rocha que foi atacada, o que leva os cientistas a acreditarem que, em muito maior escala, asteroides podem ter trazido água à terra.