Topo

Segredos sobre Sistema Solar podem estar escondidos em uma "minúscula lua"

Uma renderização do artista da nave espacial New Horizons, passando por 2014 MU69, um objeto distante no cinturão Kuiper do Sistema Solar - NASA/JHUAPL/SwRI/The New York Times
Uma renderização do artista da nave espacial New Horizons, passando por 2014 MU69, um objeto distante no cinturão Kuiper do Sistema Solar Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI/The New York Times

Kenneth Chang

31/12/2017 04h00

Daqui pouco mais de um ano, uma espaçonave da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) visitará um minúsculo mundo à beira do sistema solar. Agora, esse objeto diminuto parece ter uma lua ainda menor, de acordo com um anúncio feito pelos cientistas em 12 de dezembro.

O objeto, conhecido como 2014 MU69, é pequeno, não tem mais de 32 quilômetros de largura, mas cientistas planetários esperam que seja um fragmento antigo e primitivo dos primeiros dias do sistema solar.

A lua, se existente, pode ter cerca de cinco quilômetros de largura, circulando a uma distância de cerca de 200 quilômetros do MU69, completando uma órbita entre cada duas a quatro semanas, estimou Marc W. Buie, astrônomo no Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em Boulder, Colorado (EUA).

Ele advertiu que as descobertas eram provisórias. "A história pode mudar na semana que vem", disse ele. Buie e outros que trabalham na missão New Horizons (Novos Horizontes) da Nasa forneceram uma atualização na semana passada em uma reunião da União Americana de Geofísica.

A New Horizons passou por Plutão há dois anos, enviando imagens espetaculares que revelaram um mundo com montanhas de gelo, planícies e até mesmo um oceano subterrâneo de água líquida.

O trabalho da New Horizons ainda não está terminado. Plutão é o maior objeto do Cinturão de Kuiper, um anel de restos de gelo localizado além de Netuno. Após os voos por Plutão, os gerentes da missão mudaram a trajetória da nave espacial para o MU69, localizado a 1,6 bilhão de quilômetros de Plutão.

A New Horizons passará pelo MU69 em primeiro de janeiro de 2019. O MU69 é tão pequeno que só pode ser visto pelo telescópio espacial Hubble e apenas como um fraco ponto de luz.