Topo

Objeto espacial misterioso pode ser primeiro visitante interestelar confirmado

Michael Jaeger (áÁstria)
Imagem: Michael Jaeger (áÁstria)

Dan Whitcomb

Em Los Angeles

27/10/2017 21h53

Um pequeno asteroide ou cometa que foi visto acelerando pelo nosso sistema solar pode ter vindo de outro lugar na galáxia, dizem cientistas espaciais dos Estados Unidos, possivelmente marcando o primeiro visitante interestelar de tal tipo observado da Terra.

O objeto misterioso, até agora conhecido somente como A/2017 U1, foi descoberto neste mês por um pesquisador usando um sofisticado sistema de telescópio na Universidade do Havaí, que continuamente explora o universo por tal fenômeno.

"Nós temos esperado por este dia há décadas", disse Paul Chodas, chefe do Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia.

"Há tempos tem sido teorizado que tais objetos existem --asteroides ou cometas se movendo por entre as estrelas e ocasionalmente passando pelo nosso Sistema Solar--mas esta é a primeira detecção", disse Chodas.

A massa, de 400 metros de diâmetro, rapidamente se destacou para cientistas por conta de sua órbita extrema, saindo da direção da constelação Lyra, quase diretamente acima do plano elíptico onde os planetas e outros asteroides orbitam o sol.

O objeto cruzou por baixo do plano pouco por fora da órbita de Mercúrio em 2 de setembro antes de ser atirado pela maciça gravidade do sol para uma brusca curva sob nosso sistema solar. O mais perto que o objeto chegou da Terra foi cerca de 24 milhões de quilômetros, em 14 de outubro.

"Está indo realmente rápido e em uma trajetória que podemos dizer com confiança que este objeto está saindo do sistema solar e não irá voltar", disse Davide Farnocchia, da Nasa.